X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE TAKOTSUBO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Originalmente descrita por autores japoneses na década de 1990, a Síndrome de Takotsubo geralmente se apresenta com um quadro clínico semelhante ao Infarto Agudo do Miocárdio, com grave disfunção ventricular esquerda. Entretanto, Takotsubo difere de uma síndrome coronariana aguda clássica porque os pacientes apresentam cineangiocoronariografia dentro dos padrões da normalidade e disfunção ventricular esquerda que se estende além do território subentendido por uma única artéria coronária e que se recupera dentro de dias ou semanas. Inicialmente visto como um quadro com prognóstico exclusivamente benigno, estudos posteriores demonstraram que a Síndrome de Takotsubo apresenta tanto a curto quanto a longo prazo mortalidade superior ao que anteriormente se conhecia.

Objetivos

Obter conhecimento sobre a apresentação e manejo clínico da Síndrome de Takotsubo, bem como prognóstico.

Descrição do caso

Trata-se de paciente do sexo masculino, 69 anos, com múltiplas internações num hospital de Belo Horizonte (MG) no período de abril/2017 a agosto/2018 devido a complicações decorrentes de tratamento de adenocarcinoma de reto. Em julho/2018 admitido em Unidade de Terapia Intensiva devido a episódio de edema agudo de pulmão e elevação de enzimas cardíacas. Cineangiocoronariografia realizada sem alterações. Ecocardiograma com comprometimento miocárdico global e importante da função sistólica do VE, com alterações segmentares da contratilidade e fração de ejeção (FEVE) de 27%. Novo ecocardiograma realizado semanas após com recuperação completa da FEVE.

Conclusões/Considerações Finais

A Síndrome de Takotsubo tem sido cada vez mais reconhecida entre os médicos, mas o mecanismo fisiopatológico ainda não e completamente conhecido. Mais pesquisas são necessárias para ajudar e orientar o processo decisório e o desenvolvimento clínico de novas estratégias de manejo terapêutico para aqueles pacientes com complicações agudas do quadro e comprometimento da qualidade de vida.

Palavras Chave

Takotsubo; ventrículo esquerdo; síndrome coronariana aguda

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARIANE BRANT ALVES REGO