X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO MEDICO SOBRE A COMUNICAÇAO PERSUASIVA

Fundamentação/Introdução

A relação médico-paciente é essencial para a melhoria da qualidade do serviço de saúde, e principalmente para a adesão do paciente ao tratamento. Cabe ao médico observar seu paciente em sua forma integral e transmitir a ele uma relação de confiança, sendo assim, o médico tem a necessidade de recuperar os elementos subjetivos da comunicação com seu paciente, não deixando-a apenas a exclusividade de dados e patologia da doença. Assim, apesar da importância do médico como agente de indução a melhora no estilo de vida do paciente, a capacidade de influenciar na comunicação vai além do conhecimento acadêmico padrão do profissional médico. É necessário o conhecimento argumentativo e a forma que a informação deve ser passada. Portanto, conteúdos alçados a comunicação muitas vezes não são ensinados nas faculdades de medicina, o que faz da formação médica debilitada em relação a persuasão, tornando dificultosa e pouco persuasiva a capacidade médica em interferir, de forma integral, no cuidado do paciente.

Objetivos

Verificar o grau de conhecimento médico sobre o papel da comunicação persuasiva.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, sendo a amostra composta por 30 médicos do Sul de Minas Gerais em atuação de trabalho na rede pública e/ou saúde suplementar formados entre os anos de 1968 a 2017. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista utilizando um questionário de avaliação sobre o conhecimento da comunicação persuasiva.

Resultados

Foram aplicadas 30 entrevistas no total, sendo que 13% foram médico residentes e 87% médico especialista; 80% atuam na rede pública e 83% na saúde suplementar. Destes, 20% atuam apenas na rede suplementar e somente saúde pública 13%. Na entrevista, 7% apresentaram conteúdo ou treinamento sobre argumento persuasivo durante a formação médica e 23% fizeram aula ou cursos sobre argumento persuasivo. Dos entrevistados 93% acreditam que a persuasão é importante para adesão do paciente a tratamento e destes, 85% são formados entre os anos 1960 a 1980 e 100% dos formados a partir dos anos 2000. Afirmam utilizar técnicas persuasivas em todas as consultas 60% dos médicos. 80% do médico da rede pública afirmaram que o ritmo de fala da consulta deve ser compatível ao do paciente e 16% da rede particular acertaram.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se que o médico apresenta pouco conhecimento sobre comunicação persuasiva, pois a maioria não soube responder de forma correta as perguntas da entrevista, mesmo tendo consciência de sua importância e necessidade.

Palavras Chaves

Conhecimento médico, conhecimento, comunicação persuasiva, persuasão

Área

Clínica Médica

Autores

KARINA SOUZA CUNHA, Rodolfo Souza Faria, Paulo José Oliveira Cortez