Dados do Trabalho
Título
SARCOIDOSE MIMETIZANDO CARCINOMATOSE PERITONEAL
Fundamentação/Introdução
Introdução/Fundamentos: A sarcoidose peritoneal é uma apresentação incomum da doença. Além disso, no caso descrito, tendo em vista a história clínica, a manifestação mimetizava carcinomatose peritoneal.
Objetivos
Objetivos: Os objetivos do relato são de registrar uma manifestação incomum da doença, além de despertar a atenção dos profissionais da clínica médica sobre um difícil diagnóstico diferencial com neoplasia.
Descrição do caso
Descrição do caso: MBS, feminino, 53 anos, natural de Belo Horizonte. História patológica de Asma, Endometriose e Sarcoidose. A Sarcoidose foi diagnosticada em 02/2011 somente com acometimento pulmonar. Recebeu corticoterapia que levou a controle clínico do quadro de sarcoidose pulmonar, porém gerou glaucoma secundário a corticoide. Entre 2013 a 2015 a doença permaneceu em remissão comprovada com análises tomográficas e controle clínico com Pneumologista. Em 29/12/2016 retornou para avaliação clínica, relatando episódio de dor abdominal tipo torção com irradiação para o dorso, associado a enjoo. Foi atendida em unidade de urgência sem definição diagnóstica. US abdominal total (24/01/2017) evidenciando vesícula de parede espessada – 4mm – apresentando cálculo único grande 28,5 x 20,5 mm, caracterizando colecistopatia calculosa. Foi recomendada a realização de Colecistectomia. Internada em 18/10/2017 para realização do procedimento cirúrgico. Durante a videolaparoscopia foi observada disseminação miliar pelo peritôneo, omento maior, parede anterior e alças intestinais. A observação sugeria carcinomatose peritoneal, sendo realizada apenas biópsia das lesões. TC de abdome realizada em 24/10/2017 evidenciou pequena ascite associada a processo infiltrativo mesentérico e do grande omento, etiologia a esclarecer. O resultado da biópsia foi liberado em 10/11/2017 evidenciando doença granulomatosa não caseosa, sendo sugestivo de diagnóstico de sarcoidose peritoneal. Exame de ressonância de abdome e pelve (02/01/2018) mostrou imagens nodulares em escavação pélvica na região anexial esquerda, podendo estar relacionadas a suspeita clínica de sarcoidose peritoneal. Linfonodos aumentados em retroperitôneo.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões/Considerações finais: A análise anatomopatológica permitiu o correto diagnóstico de Sarcoidose infiltrando peritôneo. Por meio da interpretação dos dados clínicos e do diálogo entre os profissionais responsáveis pelo caso da paciente foi possível o correto manejo do caso. Isso reforça a importância da abordagem multidisciplinar em casos incomuns.
Palavras Chave
Sarcoidose. Carcinomatose peritoneal. Sarcoidose peritoneal.
Área
Clínica Médica
Autores
JORGE LUCAS ANDRADE REIS CARVALHO, JOSE BENEDITO REIS CARVALHO, AGUINALDO EUSTÁQUIO PASSOS BOTELHO, IVA MARA PAULA DE OLIVEIRA, RODRIGO ASSIS DE PAULA