X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇAO DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE QUANTO AO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇAO DO SERVIÇO DE TELE-ELETROCARDIOGRAFIA

Fundamentação/Introdução

A dificuldade na análise e interpretação do eletrocardiograma é uma realidade para muitos profissionais de saúde, principalmente de municípios remotos. Dessa forma, a tele-eletrocardiografia foi o primeiro serviço oferecido quando a telessaúde foi implementada em Minas Gerais. Atualmente, 812 municípios do estado são atendidos e o serviço se mostrou custo-efetivo, o que impulsionou a expansão para municípios no Acre, na Bahia e no Mato Grosso, a partir de 2017.

Objetivos

Avaliar a percepção dos profissionais das unidades de saúde quanto ao impacto da implementação do serviço de tele-eletrocardiografia no sistema público de saúde.

Delineamento e Métodos

Trata-se de estudo observacional, transversal, realizado de junho a julho de 2018. Foi avaliado o número de exames realizados desde a implementação a julho de 2018, nos 35 municípios (5 no Acre, 12 na Bahia e 18 no Mato Grosso). Além disso, foi elaborada um questionário com 8 perguntas específicas, aplicado aos profissionais de saúde por telefone ou formulário online padronizado (acessado por e-mail e/ou mensagem de texto).

Resultados

Desde a implementação foram realizados 19.215 ECGs. Foram obtidas respostas de 152 profissionais, sendo 43% enfermeiros, 28% médicos, 12% técnicos de enfermagem e 17% profissionais envolvidos na gestão. Dezessete por cento dos respondentes relataram que antes da implementação era necessário deslocamento do paciente para outro município, 2% referiram que o exame não era oferecido e, entre os que realizavam no próprio município, 40% necessitavam custear o exame na rede privada. Setenta por cento relataram que após implementação pelo menos 3 unidades de saúde utilizavam um mesmo aparelho de tele-eletrocardiografia; e 63% indicaram utilização do serviço ≥3 dias por semana. Quanto ao tempo de recebimento do laudo, 94% consideraram adequado. Além disso, 96% acreditam que o serviço é muito útil, 98% que tem muito benefício para os pacientes e 89% estão muito satisfeitos com a tele-eletrocardiografia. Diversos profissionais levantaram a demanda de incluir plantões de análise eletrocardiográfica à noite, aos finais de semana e feriados.

Conclusões/Considerações Finais

O estudo mostra que a implementação da tele-eletrocardiografia supriu uma demanda importante em diversos municípios, cujos pacientes precisavam se deslocar ou realizar o exame na rede privada. Além disso, aponta alto nível de satisfação dos profissionais de saúde com o serviço, com percepção de muito benefício aos pacientes.

Palavras Chaves

Doenças Cardiovasculares; Telemedicina; Eletrocardiografia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

LETICIA BAIAO SILVA, Daniel Vitor Vasconcelos Santos, Milena Soriano Marcolino