X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LESAO TRAUMATICA VALVAR

Fundamentação/Introdução

Trata-se de L.M.P, 27 anos , previamente hígido, admitido no último dia 28/06 no Hospital João XXIII devido acidente automobilístico - paciente condutor de moto, apresentou colisão em caminhão que resultou em TCE e perda de consciência . Paciente apresentava no momento da admissão troponina elevada 20( com queda posterior 5.0) associado a alteração no ecg : supra de st 2mm em DI, DII, AVF, V4-V5; Além disso , apresentava lesão valvar tricúspide, sendo então transferido para o CTI do HFR para terapêutica da lesão traumática valvar . Paciente admitido no CTI no dia 30/06, eupneico em ar ambiente, sem esforço respiratório, lúcido , verbalizando, com queixa de dor em região torácica difusamente . Realizado ecocardiograma que evidenciou contusão do VD, com disfunção grave; lesão de folheto posterior com insuficiência tricúspide importante com flail valve.

Objetivos

Descrever o relato de caso pouco comum de lesão traumática valvar tricúspide em paciente jovem .

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Paciente demandou Dobutamina transitória por poucos dias em ambiente de terapia intensiva, apresentou boa evolução clínica, com estabilidade ventilatória e hemodinâmica, melhora da função renal e bom controle álgico. Recebeu alta médica assintomático, com proposta de acompanhamento com ECOTT e seguimento ambulatorial junto a cirurgia cardiovascular.

Conclusões/Considerações Finais

A valva aótica é a mais comumente acometida, seguida pela mitral e tricúspide.Os acidentes automobilísticos são a causa mais comum de traumas torácicos fechados.Diante do paciente com quadro de insuficiencia tricuspide secundaria a trauma cardiaco contuso, foi levantado o questionamento sobre qual tipo de tratamento (cirurgico x clinico) a ser proposto. Nos casos de insuficiencia secundaria, a única indicação com nivel de recomendação I para cirurgia de valvula tricuspide se dá quando há regurgitação tricuspide severa em paciente que será submetido a cirurgia de valvula do coração esquerdo, ainda com nivel de evidencia C. Sendo assim, como o paciente evoluiu com melhora clinica, estando assintomatico, a opção de alta com tratamento clinico e seguimento ambulatorial foi uma boa escolha diante das evidencias atuais.

Palavras Chaves

trauma valvar, insuficiencia tricuspide, cirurgia de troca valvar.

Área

Clínica Médica

Autores

ANDREZZA DE OLIVEIRA MENDES, TALITA DE ARAUJO PEREIRA, VINICIUS COSTA GOMES, PEDRO NILO MAGALHÃES, BRUNA PINTO E SIQUEIRA