X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIENCIA: AÇOES DE HUMANIZAÇAO EM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Fundamentação/Introdução

Este artigo consiste em um relato de experiência a respeito um programa de humanização que ocorreu no Hospital Universitário Sul Fluminense (HUSF), no município de Vassouras, RJ. Foram desenvolvidas as atividades voltadas para o Âmbito de Abordagem humanizada aos enfermos, e suas consequências positivas no processo saúde-doença.

Objetivos

O objetivo desde programa foi o de promover um momento de interação e distração aos pacientes tendo em vista que o fator psicológico tem grande peso sobre o estado orgânico do corpo, podendo promover uma melhora do quadro clinico e até mesmo reduzir o tempo de internação e/ou agravos à saúde.

Delineamento e Métodos

Participaram destas atividades 22 discentes do curso de medicina da universidade Severino sombra e um professor coordenador. Foram realizadas visitas semanais na ala pediátrica, na hemodiálise e no centro de oncologia do HUSF. Nestas visitas os participantes foram inseridos de maneira precoce ao contato com pacientes em estado grave de saúde, alguns em estágio terminal de suas doenças e buscaram amenizar a dor, o sofrimento e a aflição vivenciada por estas pessoas.

Resultados

Além de trazer benefícios quanto à qualidade do tempo passado na realização de procedimentos como hemodiálise e quimioterapia, as ações aumentaram o contato entre os estudantes e os pacientes, auxiliando na aprendizagem quanto a relação médico paciente.

Conclusões/Considerações Finais

O alcance dos objetivos do programa foi evidenciado pela demonstração de esperança e alegria pelas pessoas abordadas, que pelo menos nos momentos em que ocorreram as ações, puderam se esquecer de suas enfermidades e renovar suas esperanças. Também foi valoroso aos acadêmicos envolvidos, que demonstraram um sentimento de satisfação, compaixão e solidariedade para com os pacientes, ressaltando a importância de buscar a homeostase não apenas do orgânico mas também do psíquico, tratando o paciente como um ser biopsicossocial.

Palavras Chaves

Humanização, hemodiálise, quimioterapia

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE VASSOURAS - Rio de Janeiro - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - Minas Gerais - Brasil

Autores

VICTOR FELLIPE JUSTINIANO BARBOSA, Cáritas Antunes Lacerda, Daniel Carvalho Puertas Souza