Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE SJOGREN (SS) COM MANIFESTAÇĀO PULMONAR DE PNEUMONIA INTERSTICIAL NĀO ESPECIFICA (PINE): RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
A SS é uma doença inflamatória autoimune (DIA), crônica, caracterizada pelo acometimento das glândulas lacrimais e salivares, alem de manifestações extra-glandulares. Dentre estas, inclui-se o acometimento pulmonar. O pulmão é acometido em até 20% dos casos, sendo o as vias aéreas e o interstício os locais mais prevalentes. A doença intersticial (DI) pode se apresentar de formas variadas incluindo PINE, Pneumonia intersticial usual, pneumonia linfocitica e pneumonia em organização cripitogênica. O diagnóstico é firmado pela associação da alteração pulmonar, Anti-RO e/ou Anti-La positivos, FAN com títulos superiores a 1:320 ou a presença de FAN com padrão centromérico. A DI pode ser a primeira manifestação da doença.
Objetivos
Fazer um relato de caso de uma das DIA mais comuns, de forma a ilustrar tanto a importância de se considerar a SS como diagnóstico diferencial de alterações intersticiais; quanto a relevância em se investigar de forma recorrente o acometimento pulmonar em DIA.
Descrição do caso
M.E.F.V.S,72 anos, hipertensa, admitida com relato de dispneia e tosse seca com 3 meses de evoluçāo. Aventada a hipótese de infeção pulmonar, fez uso de antibiótico sem resposta. Realizou AngioTomografia de tórax que descartou embolia pulmonar e evidenciou padrão intersticial compatível com PINE. Primeira dosagem de autoanticorpos negativa. Na segunda dosagem, confirmou-se Anti-Ro 240, Anti-La 19, FAN 1:320 citoplasmático pontilhado fino denso. Ecocardiograma com fração de ejeção preservada e lavado broncoalveolar sem alteracões, descartando-se as hipóteses de infiltração pulmonar por doença cardíaca e infecciosa. Iniciado pulsoterapia com metilprednisolona, porém paciente intercorreu com acidente vascular hemorrágico, e evoluiu para óbito.
Conclusões/Considerações Finais
PINE é a principal forma de acometimento intersticial pulmonar na SS, sendo responsável por 45% dos casos de DI nesta síndrome. A SS é a segunda DIA mais comum, sendo que a DI tem curso clinico variável e implica em pior prognóstico. Alem disso, PINE é um padrão tomográfico que pode ocorrer em outras doenças pulmonares, como pneumonia por hipersensibilidade ou DI secundário ao uso de drogas pneumotóxicas. Dessa forma, é importante ter SS como diagnóstico diferencial, e sempre investigar sintomas reumatológicos e padrões sorológicos dos autoanticorpos, de forma iniciar tratamento imunossupressor de forma precoce e evitar curso desfavorável da doença.
Palavras Chave
Doenças pulmonares intersticiais, doença inflamatória auto imune, síndrom de sjogren.
Área
Clínica Médica
Instituições
IPSEMG - Minas Gerais - Brasil
Autores
DEBORAH DOS REIS ESTRELLA, JUNIA RIOS GARIB, RACHEL DOS SANTOS MARTINS, LARYSSA GRAZIELE BARBOSA MIRANDA, LETÍCIA DE MIRANDA STRAITENBERGER RIBEIRO