Dados do Trabalho
Título
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUEMICO COM PROVAVEL ETIOLOGIA DE VASCULITE EM PACIENTE JOVEM COM LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO. UM RELATO DE CASO.
Fundamentação/Introdução
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune inflamatória altamente prevalente no gênero feminino e que pode levar ao acometimento de diversos sistemas orgânicos. Quando as manifestações ocorrem no Sistema Nervoso Central (LES Neuropsiquiátrico-LESNP), variam desde distúrbios do humor e cognitivos até doença cerebrovascular.
Objetivos
Descrever um caso raro de AVCi em paciente com LES, com provável etiologia de vasculite.
Descrição do caso
Paciente do sexo feminino, 27 anos de idade, admitida ao serviço de pronto atendimento inconsciente e com hemiplegia à direita, afasia e desvio de rima bucal à esquerda. Há três meses, paciente apresentou lesões discoides pruriginosas em cotovelos, que em seguida espalharam-se para todo o corpo. Além disso, neste período teve uma perda ponderal de 20kg acompanhada de alopecia, picos febris, hipotermia associada à palidez nas extremidades dos membros, dores articulares nos membros inferiores, humor irritável e cefaleias intensas que interferiam nas atividades do cotidiano. Durante a investigação do caso, os achados clínicos e laboratoriais confirmaram o diagnóstico de LES. A tomografia computadorizada de crânio realizada na admissão evidenciou imagem sugestiva de AVC isquêmico, com comprometimento da artéria cerebral média esquerda e da ínsula esquerda. Enquanto o diagnóstico de AVCi pode ser afirmado pela tomografia de crânio e pelo exame neurológico, a confirmação de vasculite requereria uma biópsia arterial cerebral, incompatível com o caso. No entanto, a história clínica de LESNP com cefaleias intensas, irritabilidade do humor e AVCi em paciente jovem, associada aos achados de imagem na ressonância magnética, sugerem fortemente a presença de vasculite; principalmente o histórico de cefaleias. Além disso, o doppler de carótidas não demonstrou presença de placas ateromatosas, reduzindo a possibilidade de etiologia arterial embólica para o AVCi. O ecocardiograma também confirmou a ausência de trombos na câmara esquerda do coração, diminuindo consideravelmente as chances de um evento cardioembólico. Portanto, através desses dois exames, as principais etiologias do AVCi foram praticamente descartadas.
Conclusões/Considerações Finais
Os AVCi têm prevalência de 2,2% dentre as manifestações do LESNP e a vasculite de grandes vasos cerebrais como etiologia é rara. Com a confirmação da doença autoimune, podemos excluir outros possíveis diagnósticos, nos direcionar para uma conduta adequada e na prevenção de graves consequências do LES.
Palavras Chave
Lúpus Eritematoso Sistêmico; LES Neuropsiquiátrico; Acidente Vascular Isquêmico; Vasculite
Área
Clínica Médica
Instituições
Faculdade de Medicina de Catanduva - São Paulo - Brasil
Autores
ALINE DE OLIVEIRA FARIA, PEDRO CUNHA DE MENDONÇA, FRANCISCO CARLOS DE LUCCA, ANA LAURA BATISTA GUIMARÃES, PEDRO RODRIGUES DE CARVALHO