X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NEUROFIBROMATOSE TIPO 1 - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: A NF1 também conhecida como doença de Von Recklinghausen, é uma desordem genética autossômica dominante com penetrância completa e graus de expressividade variável (OLIVEIRA et al., 2012). O gene responsável está localizado no braço longo do cromossomo 17, resultando em disfunção da proteína neurofibromina.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar um caso sobre a Neurofibromatose tipo I (NF-1) e elucidar a necessidade de um acompanhamento por médicos especialistas nesta doença, durante toda a vida, na tentativa de minimizar os riscos de complicações.

Descrição do caso

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente G. J. V. S. L., sexo feminino, 34 anos, parda, casada, não possui filhos, residente em Caratinga-MG, relatou que em agosto de 2015, procurou pela terceira vez tratamento dermatológico por motivo de prurido intenso e persistente no corpo havia aproximadamente mais de 12 meses, principalmente no tórax, abdômen, dorso e nádegas. No exame físico, foram identificados inúmeros nódulos pequenos sugestivos de neurofibromas nestas regiões de queixa; várias manchas café com leite em todo o corpo, exceto face; presença de efélides (sardas) especialmente em áreas que não recebem raios solares (região axilar e inguinal) constatando-se a presença de três dos sete critérios para o diagnóstico de Neurofibromatose tipo 1 (NF1).

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES: A biópsia realizada dos pequenos nódulos que a paciente apresenta na região do tórax, abdômen, dorso e nádegas, confirmou tumores benignos, chamados de neurofibromas. Na pesquisa de GIST, o resultado endoscópico acusou gastrite enantematosa de antro com mucosa e faixas de hiperemia convergindo para o piloro, sugerindo refluxo enterogástrico; e o colonoscópico, detectou no cólon descendente dois pólipos adenomatosos sésseis de 0,5 cm de diâmetro, com maior risco de desenvolver o câncer colorretal nos pólipos sésseis (CRAIG et al., 2013). Foi realizada retrovisão no reto, observando-se pequenos mamilos hemorroidários internos, constatando-se doença hemorroidária interna de grau I e presença de plicomas anais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O aconselhamento genético é de suma importância, devido à imprevisibilidade e progressão da doença durante a gestação, como aumento dos neurofibromas, maior tendência à hipertensão arterial sistêmica e eclâmpsia, com risco de morte para mãe e feto (OLIVEIRA et al., 2012). Uma vez que a probabilidade de transferir a doença para os filhos é de 50%, é desaconselhável a transmissão dos genes mutados para a próxima geração.

Palavras Chave

Neurofibromatose tipo 1, manchas café com leite, neurofibromas.

Área

Clínica Médica

Autores

VIVIAM DE MIRANDA PINTO, ANNA CRYSTINA SILVA, LUIZA EMERY NACIF, BRUNA MARQUES, Chayenne Emanuelle Sales Araújo , Olivia Vieira Amaral, Samuel Carvalho Vieira, Gustavo Fonseca Genelhu