Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO LOFGREN
Fundamentação/Introdução
Introdução/fundamentos: Sarcoidose é uma doença granulomatosa não infecciosa de etiologia desconhecida. Acredita-se decorrer da resposta imunológica alterada a estímulos nocivos do meio, levando à formação de granulomas multissistêmicos, comumente com envolvimento pulmonar (adenopatia hilar). Neste contexto, a Síndrome de Löfgren é a apresentação aguda da Sarcoidose, associada à artropatia e eritema nodoso.
Objetivos
Objetivo: Apresentação clínica de Löfgren como desafio diagnóstico.
Descrição do caso
Descrição do caso: Em 08/2016, mulher de 68 anos previamente hipertensa, com Insuficiência Cardíaca de fração de ejeção preservada e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Gold II, sem sinais de descompensação, iniciou quadro de calafrios, hiporexia, náuseas, vômitos, perda ponderal, dispneia e taquipneia. Associado ao aparecimento de lesões eritematonodulares pruriginosas em região tibial anterior e abdome. Quadro sugestivo de eritema nodoso. Foi admitida para definição da etiologia. Durante a internação, a Dermatologia avaliou sugerindo hanseníase, devido ao eritema nodoso e história familiar para forma Virchowiana. Solicitou-se BAAR de lóbulos de orelhas e cotovelos, e biópsia das lesões. A pesquisa de BAAR e fungos negativaram, e o anotamopatológico revelou infiltrado inflamatório linfohistiocitário com formação de granulomas e células gigantes multinucleadas. Concluiu-se dermatite granulosa, característico de Sarcoidose e outros processos granulomatosos, descartando hipóteses de infecção por micobactéria ou fungos. Realizou-se Tomografia Computadorizada (TC) de tórax para investigar Sarcoidose. Intercorreu com piora do quadro gastrointestinal e apresentou artralgia nos joelhos e eritema ocular, propondo ser Síndrome de Löfgren. A TC revelou adenomegalia hilar bilateral confirmando a conjectura. Iniciado a corticoterapia, paciente apresentou melhora significativa com alta e acompanhamento ambulatorial em setembro de 2016.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões/considerações finais: Quadros multissistêmicos com eritema nodoso e artropatia fazem o espectro de diagnósticos diferenciais amplo e desafiador. Doença de Behçet, Doença de Crohn, Tuberculose e Sarcoidose prevalecem nesse contexto. O caso descrito deixa clara a necessidade de abordagem holística, a fim de identificar fundamentos para o diagnóstico final, entre eles a adenopatia hilar e a biópsia dos nódulos foram decisivas para um diagnóstico preciso de Síndrome de Löfgren.
Palavras Chave
Síndrome de Löfgren; Sarcoidose; Eritema nodoso
Área
Clínica Médica
Instituições
Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Autores
ANA MARIA FIDELIS SILVA CAMPOS, Lucas Leonardo de Castro Borges, ANA CLARA BRANT, ANA LUISA SOUTO GANDRA, ANA MARIA SOARES LACERDA