X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Impacto dos distúrbios autonômicos na qualidade de vida em indivíduos com doença de Parkinson

Fundamentação/Introdução

A doença de Parkinson (DP) é a segunda afecção neurodegenerativa crônica e, a presença das alterações motoras e não motoras, como os distúrbios autonômicos influenciam negativamente na qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos

Avaliar a associação entre os distúrbios autonômicos e a qualidade de vida em indivíduos com DP acompanhados no Ambulatório de Neurologia do Centro Metropolitano de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte (CEM-BH).

Delineamento e Métodos

Estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética do CEM-BH e UFMG, no qual foram recrutados pacientes com diagnóstico de DP idiopático, capazes de entender os comandos verbais e que tinham o interesse em participar do estudo. Foram obtidas informações sociodemográficos e sobre a doença. Foram avaliadas a função cognitiva (Mini Exame do Estado Mental, MEEM), gravidade dos sinais e sintomas da doença (Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson, UPDRS), presença e gravidade dos distúrbios autonômicos (Escala de Avaliação dos Distúrbios Autonômicos, SCOPA-AUT) e qualidade de vida (Questionário de Qualidade de Vida, PDQ-39).

Resultados

Cinquenta e dois pacientes (31 homens) participaram do estudo, sendo que 47 (90,4%) faziam uso de levodopa. Os dados demográficos e clínicos: Sexo (homem/mulher) (31/21); Idade (anos) 67,4 (±9,8); Tempo diagnóstico 7,7 (±4,9); Nível educacional (anos) 7,8 (±4,9); MEEM 23,7 (±4,2); UPDRS total 45,1 (±17,1); UPDRS I 2,9 (±2,2); UPDRS II 15,7 (±6,0); UPDRS III 26,6 (±11,7); HY 2,4 (±0,6); SE 77,1 (±10,4). Houve associação entre todos os itens e o escore total da SCOPA-AUT e o escore total do PDQ-39, com exceção do item termorregulação conforme os seguintes dados: associação entre os itens do SCOPA-AUT e o PDQ-39 total - variáveis Correlações (rs) Valor de p:
SCOPA-AUT 1 (Problemas com a deglutição) 0,328 0,018
SCOPA-AUT 2 (Sistema gastrointestinal) 0,439 0,001
SCOPA-AUT 3 (Problemas para urinar) 0,665 <0,001
SCOPA-AUT 4 (Hipotensão) 0,425 0,002
SCOPA-AUT 5 (Termorregulação) 0,260 0,063
SCOPA-AUT total 0,471 0,001

Conclusões/Considerações Finais

Os indivíduos atendidos no CEM-BH que participaram deste estudo são residentes de Belo Horizonte e dependentes do SUS e apresentam comprometimento leve a moderado da doença e parcialmente dependentes. Houve alta frequência de distúrbios autonômicos, destacando a constipação e incontinência urinária. Esses impactaram negativamente na percepção da qualidade de vida dos pacientes, principalmente em detrimento das funções do sistema gastrointestinal, urinário e hipotensão.

Palavras Chaves

doença de Parkinson; distúrbios autonômicos; qualidade de vida.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Especialidades Médicas do Hospital da Santa Casa de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

HELEN CARDOSO DE MAGALHAES, Davi Vilela de Carvalho, Renata Maria Silva Santos, Paulo Pereira Christo, Paula Luciana Scalzo