Dados do Trabalho


Título

ENCEFALITE VIRAL EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A encefalite viral é uma inflamação do tecido cerebral que apesar de rara tem alta morbidade e mortalidade, de modo que sua causa só é confirmada em 37 a 70% dos casos.

Objetivos

Este relato de caso tem como objetivo elucidar o quadro de encefalite viral com padrão de neuroimagem compatível com origem herpética, em uma paciente imunocompetente. Além disso, o estudo busca analisar os dados deste caso para identificar possíveis características que se destacam nesse internamento, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento empírico para garantir uma evolução favorável e minimizar sequelas.

Delineamento e Métodos

Um estudo de relato de caso, retrospectivo, de caráter descritivo e bibliográfico, feito por meio da análise de prontuário e exames de imagem.

Resultados

O caso clínico apresenta uma adulta de 51 anos, sexo feminino, sem histórico de comorbidades ou uso de medicações, que apresentou quadro de confusão mental, crises convulsivas e posterior rebaixamento do nível de consciência e necessidade intubação orotraqueal. Paciente foi admitida na UTI do Hospital São Lucas em Cascavel-PR. Diante do exposto, feita a hipótese diagnóstica de encefalite viral de origem herpética devido ao padrão de imagem visto na RNM de crânio com difusão, o qual demonstrou alterações agudas em lobo temporal. As sorologias IgG e IgM para herpes simples tipo I e II no líquor foram não reagentes. Por questões técnicas, exame de reação da cadeia em polimerase (PCR) para herpes não foi realizado. Foi iniciado tratamento empírico com aciclovir endovenoso (EV) nas doses padronizadas para tratamento de encefalite herpética. Na evolução, houve melhora clínica significativa da paciente, que após 72h foi extubada e, após 96h, recebeu alta da UTI.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado de uma paciente imunocompetente que apresentou quadro clínico sugestivo de encefalite viral com provável origem herpética, com neuroimagem compatível por alterações agudas em lobo temporal. Apesar da não confirmação do agente etiológico por sorologias ou exame de PCR para herpes simples, a melhora substancial com tratamento empírico com aciclovir EV caracteriza a encefalite herpética com principal hipótese diagnóstica.

Palavras Chave

Encefalite, imunocompetente, herpético, prognóstico.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Centro universitário Fundação Assis Gurgacz - Paraná - Brasil

Autores

EDUARDA ELSENBACH SCHERER, PAOLA TOLOTTI FERNANDES, MARIA EDUARDA DE QUADROS BATISTELLO, CAROLINE UTUARI COSTA, ANDERSON ROBERTO DALLAZEN