Dados do Trabalho
Título
CARACTERISTICAS CLINICAS E DESFECHOS DE PACIENTES COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA INTERNADOS POR PNEUMONIA ASPIRATIVA NOS ANOS DE 2022 E 2023
Fundamentação teórica/Introdução
INTRODUÇÃO: Esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neuromuscular progressiva e incapacitante que afeta neurônios motores do cérebro e da medula espinhal. Devido ao comprometimento da musculatura da deglutição e da proteção de vias aéreas, o risco de pneumonia aspirativa (PNMA) é aumentado.
Objetivos
OBJETIVOS: Descrever características clínicas e desfechos de 14 pacientes com ELA internados por PNMA nos anos de 2022 e 2023.
Delineamento e Métodos
MÉTODOS: Estudo retrospectivo, revisando prontuários de 14 pacientes com diagnóstico de ELA internados por PNMA nos anos de 2022 e 2023. Dados coletados incluíram informações demográficas, diagnóstico da doença neuromuscular, exames complementares, vacinação, polissonografia e exames específicos para avaliar aspiração, desfechos durante internação e tratamento após alta hospitalar.
Resultados
RESULTADOS: Dos 14 pacientes internados, a idade média foi 65 anos, com predomínio de mulheres. Poucos pacientes já haviam realizado polissonografia e nenhum feito exame específico para avaliar aspiração. Seis evoluíram para óbito durante a internação, destacando a gravidade da PNMA. Dos sobreviventes, praticamente todos receberam alta hospitalar com traqueostomia e ventilação domiciliar e todos receberam gastrostomia após avaliação multiprofissional. Nenhum havia recebido vacinação completa Antipneumocócica ou Influenza/Covid, aumentando risco de infecções respiratórias e reforçando a importância da imunização dos mesmos. Sessenta dias após a alta, em consulta de retorno, todos os pacientes apresentaram queda no índice de massa corporal (IMC), o que pode ser atribuído à evolução da doença e à necessidade de suporte nutricional. No entanto, houve estabilização da dispneia e nenhum relato de intercorrências infecciosas relacionadas à aspiração, o que sugere uma adequada abordagem terapêutica.
Conclusões/Considerações Finais
CONCLUSÕES: Pacientes com ELA apresentam alto risco de desenvolver PNMA devido ao comprometimento neuromuscular associado. A falta de realização de exames, indica a necessidade de melhorias no diagnóstico e na terapêutica precoce. O alto índice de mortalidade durante a internação enfatiza a gravidade dessa condição e a importância de uma abordagem multidisciplinar e especializada para o manejo. Traqueostomia e ventilação domiciliar após alta hospitalar destaca a necessidade de cuidados intensivos e suporte ventilatório adequado. Vacinação contra patógenos respiratórios também deve ser ampliada para reduzir risco de infecções respiratórias adicionais.
Palavras Chave
Esclerose Lateral Amiotrófica; Pneumonia Aspirativa; Internação.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ DR. HOMERO DE MIRANDA GOMES - Santa Catarina - Brasil, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil
Autores
MARIANA MATOS MAYER, MARIA FERNANDA SCARDUELLI CECHINEL, MARIA EDUARDA SALGADO, TIAGO SPIAZZI BOTTEGA