Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE OGILVIE COMO MANIFESTAÇAO INICIAL DA MIASTENIA GRAVIS - RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A pseudo-obstrução colônica aguda (POCA) ou síndrome de Ogilvie é um distúrbio de motilidade do cólon que simula características clínicas e radiológicas de obstrução intestinal (BO), mas sem qualquer causa mecânica.
Objetivos
Apresentar um relato de caso de um paciente com miastenia gravis em que a manifestação inicial da doença foi a POCA e fazer com que o clínico aumente seu campo de diagnósticos diferenciais diante dessa clínica.
Delineamento e Métodos
Paciente que esteve internado no Hospital e Maternidade São José de Conselheiro Lafaiete –MG. Foram realizadas a coleta da anamnese, o exame físico e os exames complementares. O relato do caso está sendo feito pela equipe de clínica médica e teve autorização do paciente para publicação.
Resultados
Homem de 29 anos, trabalhador rural, sem comorbidades prévias com história clínica de ter procurado o pronto atendimento devido a quadro de início insidioso de saciedade precoce, desconforto abdominal em região epigástrica, fraqueza generalizada, constipação
intestinal e perda de peso. Ao exame mostrava-se em regular estado geral, com fácies de dor, discreta ptose, taquipneia, emagrecido, presença de distensão abdominal e redução dos ruídos hidroaéreos. Não apresentava alterações neurológicas focais. Exames laboratoriais de rotina não revelaram alterações e a radiografia do abdômen identificou a presença de importante distensão de alças intestinais. Foi realizado o teste terapêutico com neostigmina endovenosa com grande resposta da função intestinal e do desconforto gástrico. Paciente evoluiu com crise miastênica sendo necessária a intubação orotraqueal e administração de imunoglobulina humana e corticoterapia. Iniciada o Mestinon com boa evolução do quadro. A eletroneuromiografia evidenciou o padrão decremental através da estimulação repetitiva típica da miastenia gravis.
Conclusões/Considerações Finais
A miastenia gravis é uma doença autoimune causada por autoanticorpos contra o receptor nicotínico de acetilcolina na membrana pós-sináptica na junção neuromuscular e caracterizada por fraqueza e fatigabilidade dos músculos voluntários. Tem um pico de incidência bimodal com primeiro pico na terceira década e o segundo pico na sexta década. A POCA como manifestação inicial da miastenia é rara, mas deve ser pensada no diagnóstico diferencial evitando assim procedimentos cirúrgicos desnecessários.
Palavras Chave
Pseudo -obstrução do cólon; miastenia gravis; doenças autoimunes.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
ANA CECILIA FONSECA PIRES, ANA CLARA RIBEIRO ARAUJO PAIVA, LETICIA MARIA DA SILVA ALMEIDA, LEONARDO DE ALMEIDA OLIVEIRA, IGOR DE ASSIS FRANCO