Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE HANDL: A IMPORTANCIA DA INVESTIGAÇAO DIAGNOSTICA E RECONHECIMENTO DA SINDROME
Fundamentação teórica/Introdução
Termos estudado e diagnosticado a Síndrome de HaNDL (Headache and Neurologic Deficits with cerebrospinal fluid Lymphocytosis), em um paciente internado em enfermaria de clínica médica.
Objetivos
Descrever o caso de uma síndrome neurológica rara, pouco conhecida e de poucos casos relatados na literatura, com o objetivo de que isso ajude no diagnóstico e manejo clínico de eventuais casos futuros.
Delineamento e Métodos
Relato de caso.
Resultados
Paciente masculino de 44 anos, apresentando quadro diário de cefaleia pulsátil holocraniana com evolução de 10 dias, associada à parestesia de extremidades e afasia motora. Na admissão, realizou Angiotomografia do Crânio e Pescoço, que não revelou alterações significativas. Durante a internação na enfermaria, o paciente teve múltiplos episódios de cefaleia holocraniana pulsátil por dia, com duração de poucos minutos, sendo alguns desses associados a déficit neurológico. Foi realizada punção liquórica que revelou pleocitose linfocítica, sem outras anormalidades. Os exames de imagem foram repetidos mais de uma vez, não sendo constatada nenhuma anormalidade. Com isso, o paciente foi de alta com tratamento sintomático da cefaléia e retorno programado. Após 60 dias da alta, o mesmo retorna ao ambulatório, negando novos episódios de cefaleia e também déficits neurológicos focais. Foi realizada uma nova punção do líquor que revelou melhora da pleocitose.
Conclusões/Considerações Finais
Fatores como idade de apresentação, sexo, múltiplas crises em curto intervalo de tempo e análise do líquor sugestiva, podem ajudar a diferenciar a síndrome de HaNDL, tão rara e pouco divulgada em nosso meio, da migrânea hemiplégica. Conhecer essa doença é essencial para que suspeitas sejam levantadas diante de pacientes com quadro clínico semelhante e que já tenham sido extensamente investigados.
Palavras Chave
HANDL, CEFALEIA, MIGRÂNEA HEMIPLÉGICA
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
UERJ-HUPE - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
LARISSA WERMELINGER SA, MARIA EDUARDA FERNANDES ROCHA, LUCAS BARRETO RIQUE, ISABELA PEÇANHA BOGADO FASSBENDER, PAULO CÉSAR CORRÊA DAVID DE ALMEIDA