Dados do Trabalho
Título
PERFIL CLINICO-EPIDEMIOLOGICO PORTADORES DE CIRROSE HEPATICA DO HOSPITAL REGIONAL DE PATOS – PB
Fundamentação teórica/Introdução
Cirrose hepática é um processo difuso caracterizado por fibrose e conversão da arquitetura hepática normal em nódulos estruturalmente anormais, podendo promover alteração da função do órgão, hipertensão da veia porta, e predispondo ao surgimento do carcinoma hepatocelular – CHC (câncer primário do fígado).
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo descrever o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes portadores de cirrose hepática atendidos na enfermaria do Hospital Regional de Patos-PB, com ênfase nas complicações da doença.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo transversal, analítico e descritivo, em que foram analisados dados de prontuários dos pacientes do período de agosto de 2022 a fevereiro 2023. Foram coletados os dados dos prontuários dos pacientes diagnosticados com cirrose hepática atendidos na Enfermaria do Hospital Regional de Patos-PB. Para a coleta de dados, foi utilizada uma ficha de autoria própria.
Resultados
Obteve-se uma amostra de 18 pacientes, com relação à caracterização demográfica dos pacientes, e foram observadas as características: sexo (masculino 83,3% e feminino 16,7%), com predominância da faixa etária entre 34 e 54 anos (77,7%). A principal origem etiológica foi a alcoólica, com um total de 15 pacientes. Ocorreu uma predominância da classe Child-Pugh C (55,5%), em que as alterações laboratoriais mais prevalentes foram a hipoalbuminemia e a elevação de INR. A complicação mais observada foi a presença de ascite, seguidas de varizes esofágicas e peritonite bacteriana espontânea. Além disso, é uma doença que apresenta uma importância social, visto que 55,5% dos pacientes vivem sós ou em companhia de pessoas que também ingerem bebidas alcoólicas, sendo que a maior parte apresenta uma renda familiar entre um e dois salários mínimos.
Conclusões/Considerações Finais
Frente ao estudo, entende-se que a Cirrose Hepática de etiologia Alcoólica afeta a maior parte dos pacientes, sendo necessário políticas públicas que enfoquem justamente na mudança do estilo de vida, com cessação do etilismo e desestímulo ao consumo em populações mais jovens. Além disso, é importante o acompanhamento e adequado tratamento dos pacientes portadores de cirrose hepática, visando prevenir e controlar as complicações relacionadas.
Palavras Chave
Cirrose Hepática; Ascite; varizes esofágicas.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Centro Universitário UNIFIP - Paraíba - Brasil
Autores
IVANICE BEZERRA DA SILVA GOMES, RILAVIA ENEILHA MONTEIRO ALVES, FILIPE GUDES RIBEIRO, NAYARAH POTYARA SANTOS XAVIER, OSMAN BATISTA DE MEDEIROS FILHO