Dados do Trabalho
Título
ACIDENTE ESCORPIONICO E INJURIA MIOCARDICA AGUDA
Fundamentação teórica/Introdução
INTRODUÇÃO: Acidente escorpiônico é o acidente com animal peçonhento mais frequente no país. O principal escorpião é o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), maior causador de acidentes. Os mecanismos de disfunção cardíaca e edema pulmonar causados são complexos: combinam lesão miocárdica por catecolaminas, isquemia por vasoconstrição coronária e efeito direto da toxina no miocárdio.
Objetivos
OBJETIVO: Relatar caso de injuria miocárdica aguda após acidente escorpiônico, atendido em Hospital universitário.
Delineamento e Métodos
DELINEAMENTO E MÉTODOS: Descrição de caso com informações retrospectivas obtidas em prontuário eletrônico a partir do consentimento livre e esclarecido assinado pela paciente.
Resultados
RELATO DE CASO: Mulher, 68 anos, admitida após picada de escorpião amarelo em terceiro quirodáctilo direito, há 5 horas, com dor precordial, náuseas, dispneia e taquicardia. Pressão arterial 170x110mmhg (sem hipertensão prévia), frequência cardíaca 60bpm, ausculta cardiopulmonar normal. Eletrocardiograma com inversão de onda T em parede anterior. Troponina I com curva de 124 a 182 (0 e 3 horas). Cateterismo cardíaco sem coronariopatia aterosclerótica obstrutiva, ventriculografia sem disfunção segmentar. Ecocardiograma sem sinais de disfunção cardíaca. Paciente se manteve estável, com melhora progressiva do quadro durante a internação.
Conclusões/Considerações Finais
CONCLUSÃO: As manifestações locais mais evidenciadas no acidente escorpiônico são dor, edema e calor local. Sistemicamente, pode ocorrer hipotensão ou hipertensão arterial, insuficiência respiratória, cardiovascular, insuficiência renal, hemorragia e confusão mental. O veneno liberado age nos canais de sódio e potássio causando liberação catecolaminas que levam à vasoconstrição, o que aumenta a pressão dos vasos capilares e de enchimento de ventrículo esquerdo, culminando em edema agudo pulmonar e aumento da pós carga cardíaca. Há também um efeito inotrópico positivo sobre o músculo cardíaco aumentando a demanda por oxigênio. O veneno também age diretamente nos canais de sódio das células miocárdicas que leva à intensa despolarização e a vasoconstrição das artérias coronárias, desencadeando isquemia miocárdica secundária à hipóxia. No caso em questão, não houve evolução grave, apesar de demonstração de injuria miocárdica aguda. O diagnóstico precoce por anamnese, avaliação laboratorial e de exames de imagem é indispensável, auxilia desfechos favoráveis objetivando uma terapêutica correta, reduzindo assim morbimortalidade.
Palavras Chave
PALAVRAS CHAVE
Picada de escorpião, Animais venenosos, Toxinas, Marcadores de injuria, Efeitos cardiovasculares
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital de Base - São Paulo - Brasil
Autores
LUIZA CAVALERO NOSSE, RAYANNE KALINNE NEVES DANTAS, YASMIM POLTRONIERI RODRIGUES, THAIS CRISTINA CALUNGA, JOAO UBER FOLCHINE TRINDADE