23º Congresso Brasileiro de Economia

Dados do Trabalho


Título

A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NO MUNICIPIO DE MANICORÉ

Resumo

Ao introduzir um curso de ensino superior é natural que os seus discentes passem por uma mudança de pensamento. Deste modo, neste estudo identifica-se as mudanças comportamentais dos alunos que cursaram Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Amazonas através do ensino presencial por tecnologia no município de Manicoré. A metodologia empregada para atingir os objetivos propostos foi a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a área pesquisada. Com isso analisou-se a mudança de comportamento dos economistas formados no município de Manicoré, após o período de formação na Universidade do Estado do Amazonas. As atividades desenvolvidas durante o ensino superior criam no aluno a visão empreendedora em ação do coletivo. Por exemplo, o curso de economia durante os anos de 2010 a 2015 desenvolveu atividades como I a IV semana do economista e I e II Dia da responsabilidade social, onde os alunos ministravam palestras, coletas de alimentos não perecíveis, atividades sociais e recebiam professores da capital que ministravam sobre temas da atualidade. Esses tipo de atividades fizeram que alguns ex alunos adotassem essa postura de continuar levando a população conhecimento através de palestras e ações sociais.alimentos não perecíveis, atividades sociais e recebiam professores da capital que ministravam sobre temas da atualidade. Esses tipo de atividades fizeram que alguns ex alunos adotassem essa postura de continuar levando a população conhecimento através de palestras e ações sociais.habitantes, afinal através da educação profissional oferecida, os indivíduos passam a enxergar oportunidades no meio onde vivem.

Abstract

When introducing a course of higher education it is natural that your students undergo a change of thought. Thus, this study identifies the behavioral changes of the students who attended the Economic Sciences of the State University of Amazonas through the face-to-face teaching by technology in the municipality of Manicoré. The methodology used to reach the proposed objectives was based on a bibliographical and documentary research about the researched area. With this, the change in the behavior of the economists trained in the municipality of Manicoré was analyzed after the training period at the State University of Amazonas. The activities developed during higher education create in the student the entrepreneurial vision in action of the collective. For example, the economics course during the years 2010 to 2015 developed activities such as the I to IV economist week and I and II Social Responsibility Day, where the students gave lectures, non-perishable food collections, social activities and received capital that they ministered on subjects of the present time. These kind of activities made some former students adopt this posture of continuing to take the population knowledge through lectures and social actions. Non-perishable foods, social activities and received teachers from the capital who ministered on current issues. These kinds of activities have made some former students adopt this posture of continuing to bring the population knowledge through lectures and social actions. Inhabitants, after all through the professional education offered, individuals begin to see opportunities in the environment in which they live.

Palavras Chave

1.Economia. 2.Alunos. 3.Professor. 4.UEA

Keywords


1.Economy. 2.Students. 3.Professor. 4.UEA

Referências

AMAZONAS. Constituição do Estado do Amazonas. Disponível em: http://www.cmm.am.gov.br/pdf/CE_AM.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2018.
BATISTA, Djalma. O complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. 2ª Ed. Manaus: VALER, EDUA e INPA, 2007.
DURKHEIM, Émile. Representações individuais e representações coletivas. Rio de Janeiro: Forense- Universitaria, 1970.
ELIAS, Nobert. Escritos & ensaios. Vol. 1: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006.
ELIAS, Nobert. Introdução a Sociologia. Rio de Janeiro, Ed. 1980.
ELIAS, Nobert. O Processo civilizador vol. I - 2ª edição Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 1994.
ELIAS, Nobert. O Processo civilizador vol. II - 2ª edição Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 1993.
ELIAS Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar Jorge. Ed. (1994).

Área

Bloco II – Desenvolvimento - Economia Regional no contexto da Economia Nacional

Instituições

Uninorte - Amazonas - Brasil

Autores

Kamilla Ingrid Loureiro e Silva, João Clovis de Oliveira Costa