23º Congresso Brasileiro de Economia

Dados do Trabalho


Título

MORE THAN GENES AND FOOD: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A SUA RELAÇÃO COM A ABORDAGEM DE CAPABILITIES

Resumo

Este artigo discute a relevância de políticas públicas de redução de desigualdades e pobreza, baseadas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais durante a primeira infância, como meio de garantir capabilities to function. Assume-se que as habilidades socioemocionais fornecem o instrumental cognitivo necessário para que os agentes façam escolhas e tomem decisões, que gerarão efeitos diretos na esfera socioeconômica. Portanto, a relação entre a presença de habilidades socioemocionais e a abordagem de capabilities deve ser estabelecida e estudada. Quando desenvolvidas e aprimoradas, as habilidades socioemocionais aumentam as oportunidades e promovem outras novas capacidades para o alcance de resultados (capabilities to function). Deste modo, garantir o desenvolvimento destas habilidades na população vulnerável é condição necessária para garantir liberdade e igualdade de acesso a oportunidades, garantindo o desenvolvimento socioeconômico inclusivo. A discussão é exemplificada através do Programa Criança Feliz instituído em outubro de 2016 no Brasil. Tal programa foi formulado para integrar e complementar as políticas públicas destinadas à promoção de saúde, educação, cultura e direitos humanos das famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Seu foco na primeira infância e na relevância do papel dos pais é baseado na literatura, que demonstra ser o melhor período para a promoção das habilidades socioemocionais, pois garante que estas crianças possuam desde cedo o direito de exercer o seu poder de agência e, assim, atinjam os resultados econômicos futuros desejados. Portanto, a contribuição do artigo é estabelecer a relação entre as habilidades socioemocionais e a abordagem de capabilities, recomendando políticas públicas para a primeira infância destinadas às famílias vulneráveis. Para tanto, o Programa Criança Feliz serve como base para o estudo de políticas públicas que estimulam o papel dos pais na formação das habilidades socioemocionais dos filhos.

Abstract

This paper goal is to discuss early childhood social-emotional development as a means to achieve capabilities to function, reducing poverty and inequality. Social-emotional skills provide individuals with necessary cognitive tools to make choices and decisions that will affect socioeconomic status. Therefore, the connection between the socio-emotional skills approach and the capabilities approach must be established. When developed and mastered, the social-emotional skills improve opportunities and promote new capabilities to achieve desirable results (capabilities to function). For that reason, developing these skills in disadvantaged population is a necessary condition to promote freedom and equality of opportunity, ensuring inclusive socio-economic development. The goals of Criança Feliz Program, an early childhood social-emotional development program on disadvantaged children launched in October 2016 in Brazil, are been analyzed through the connection between socio-emotional skills and the capabilities approach. This program was meant to integrate public policies that stimulate health, education, culture and human rights in socioeconomic vulnerable families; focusing on early childhood and role of parents on child development as supported by the literature. Moreover, early childhood development ensures the right to exercise agency power early in live, improving future economic results. Therefore, this paper contribution is to study the Criança Feliz Program, which stimulates the role of parents in children’s socio-emotional skills formation, exploring the relationship between social-emotional skills and the capabilities approach.

Palavras Chave

Capabilities, Habilidades Socioemocionais, Desenvolvimento Socioeconômico, Políticas Públicas, Programa Criança Feliz.

Keywords

Capabilities, Socio-emotional Skills, Socioeconomic Development, Public Policies, Criança Feliz Program.

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Área

Bloco III – Políticas Públicas - Distribuição de Renda, Desigualdade Social e Diminuição da pobreza

Autores

Mayara Silva Sousa Pires, Ana Claudia Polato Fava, Mônica Yukie Kuwahara