23º Congresso Brasileiro de Economia

Convidado


RAMON LABAÑINO SALAZAR

RAMON LABAÑINO SALAZAR

CUBA

Condecorações:

•          Herói da República de Cuba
•          Membro honorário da AnEC em 2002
•          Membro honorário do Comptroller General da República.
•          Prêmio Internacional CLACSO 2018

Nascido em 9 de junho de 1963 em Havana, Cuba. Graduado em Economia pela Universidade de Havana, em 1986. Estudou pós-graduação no "Centro de Estudos dos Estados Unidos" (CESEU), em Sistema Econômico e mercado desse país. Dois anos de estudos especializados em Relações Econômicas e Políticas Internacionais, Serviços Especiais e Diplomacia, obtendo o grau de master em Ciência em 1988.

Viveu nos EUA durante os anos 1990 a 2014 e até sofreu uma prisão de 16 anos por defender sua pátria contra o terrorismo. Também realizou vários estudos em Economia: "Imóveis", "Investimentos na bolsa de valores", "Criação de riqueza" e "Linguagem linguística", Direito econômico e jurídico.

De 2016 até o presente momento é vice-presidente da Associação Nacional de Economistas e Contadores de Cuba. Também é membro do Comitê de Implementação sobre as Diretrizes Econômicas e Políticas do Conselho de Ministros de Cuba.

Publicou 3 livros: "Pensamento econômico de Fidel Castro", em 2016, com o italiano Dr. C. Luciano Vasapollo e um coletivo de autores; "Fidel, Soldier of Ideas", em 2017, com o Dr. C. Vasapollo e Gerardo Hernández; e um livro de poemas intitulado "White Gaviotas", em 2015. Ele está atualmente prestes a publicar dois novos títulos como parte da Feira do livro de Havana (2019):

"Poemas Diáfanos" e "Homem do silêncio. Diário da prisão de Ramón Labañino Salazar ".

Palestrante ativo sobre questões econômicas, políticas e sociais, bem como o caso dos "Cinco patriotas de Cuba". Para o seu trabalho acadêmico e ativismo político, ele recebeu o prêmio internacional CLACSO 2018, juntamente com seu irmão de causa Gerardo Hernández Nordelo e personalidades a altura dos antigos presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, e Prêmio Nobel da Paz Pérez Esquivel.

Por suas ações em defesa de sua pátria, ele tem a honra de ser considerado herói da República de Cuba.

Imprimir

Atividades

Voltar