15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Formatação para Apresentação


Formatação da Apresentação Oral

Os 10 melhores trabalhos considerados pela comissão de temas livres serão apresentados na forma oral. A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes. O tempo máximo de apresentação será de 8 minutos, incluindo apresentação do autor.

Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:

  • Originalidade;

  • Metodologia;

  • Apresentação;

  • Objetividade;

  • Organização;

  • Referências bibliográficas;

  • Respeito ao tempo de apresentação estipulado;

  • Postura, didática, recursos e estratégias.

A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material áudio-visual para a apresentação dos pôsteres.

 

Formatação do Pôster Impresso

Cento e vinte e cinco (125) trabalhos serão selecionados para apresentação em formato de pôster impresso, além daquele em e-pôster, seguindo a seguinte formatação: (Não é necessário o envio do arquivo do pôster impresso, apenas do e-pôster)
  • O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido será comprometido a sua avaliação, podendo não ser afixado).

  • Os painéis deverão apresentar letras visíveis a uma distância de 2 metros.

  • Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Os Trabalhos não retirados ao final do evento serão destruídos.

  • Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.

  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.

  • ESTRUTURA DOS PÔSTERES: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados, Conclusão e Bibliografia utilizada.

  • FIXAÇÃO: Os painéis ficarão expostos durante todo o congresso, devendo ser afixados no primeiro dia e retirados no último, após a visitação dos avaliadores.

  • APRESENTAÇÃO: OS AUTORES DEVERÃO PERMANECER NO LOCAL DURANTE O TURNO EM QUE O TRABALHO SERÁ AVALIADO. CADA TRABALHO TERÁ O TEMPO MÁXIMO DE 5 MINUTOS PARA APRESENTAÇÃO.

 

Formatação do Pôster Eletrônico

Com o objetivo de transformar o processo de apresentação dos temas livres no formato e-pôster, estamos descrevendo abaixo algumas orientações importantes para envio de seu trabalho no formato final de apresentação. Por favor leia atentamente estas informações:

  • O e-pôster deverá ser auto-explicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.

  • Seu e-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF e somente através do link disponível nesta página.

  • O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

  • Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB).

  • O formato de sua apresentação deverá seguir as seguintes medidas: 25,4x19,05cm (ou opção de apresentação: Apresentação na tela 4:3 caso esteja utilizando Power Point para fazer seu e-pôster).

  • Sua apresentação poderá ter no máximo 3 páginas (slides).

  • O uso de tabelas e gráficos é permitido no arquivo final de apresentação.

  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico.

  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.

  • Os e-pôsteres que forem desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.

  • NÃO HAVERÁ UM MOMENTO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS NESTE FORMATO, APENAS FICARÃO EXPOSTOS.

Obs: A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do apresentador (autor ou co-autor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido.

Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. É sugerido a todos os autores que declarem se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição na qual foi desenvolvido.