Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PERITONEAL EM PACIENTE HIV POSITIVO

Introdução

A TUBERCULOSE, CAUSADA PELO COMPLEXO BACTERIANO MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS É UMA DAS PRINCIPAIS DOENÇAS INFECCIOSAS DO BRASIL. O BACILO É CAPAZ DE ACOMETER DIVERSAS PARTES DO ORGANISMO, SENDO QUE UMA DAS FORMAS DE MAIOR MORTALIDADE É A PERITONEAL, VISTO QUE A SUA SINTOMATOLOGIA MIMETIZA INÚMERAS DOENÇAS CARACTERÍSTICAS DO TRATO GASTRO INTESTINAL. POR ESSA RAZÃO, O DIAGNOSTICO PRECOCE É ESSENCIAL PARA O MELHOR PROGNOSTICO DO PACIENTE. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DESENVOLVEU O RELATÓRIO GLOBAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE ONDE É NOTÓRIO QUE AS PESSOAS QUE SÃO PORTADORAS DO VÍRUS HIV SÃO MAIS PROPENSAS A CASOS DE TUBERCULOSE COMPARADAS A POPULAÇÃO GERAL. ALÉM DISSO, COMPROVA-SE QUE O DIAGNÓSTICO DO HIV OCORRE DURANTE O CURSO DA TUBERCULOSE.

Objetivos

RELATAR O CASO DE PACIENTE APRESENTANDO SINTOMAS GASTROINTESTINAIS INESPECÍFICOS, ONDE A INVESTIGAÇÃO PRECOCE COM EXAMES COMPLEMENTARES, FEZ COM QUE FOSSE POSSÍVEL CONSTATAR O DIAGNOSTICO DE TUBERCULOSE PERITONEAL. DESSA FORMA, COM MAIOR INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E CORRELACIONANDO O QUADRO CLINICO DO PACIENTE AOS DADOS ENCONTRADOS NA LITERATURA, DESCOBRIU-SE COINFECÇÃO COM VIRUS HIV.

Descrição do caso

PACIENTE DE MÉDIA IDADE, NEGOU COMORBIDADES PREVIAS, DEU ENTRADA EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DE MINAS GERAIS COM RELATO DE DOR ABDOMINAL DIFUSA, HIPOCORADO 2+/4+, DISTENSÃO ABDOMINAL, PROSTRAÇÃO E COM RELATO DE TER APRESENTADO ALGUNS EPISÓDIOS DE FEBRE EM SEU DOMICILIO, REFERE SINTOMAS DE INICIO HÁ CERCA DE 1 SEMANA ANTES DA INTERNAÇÃO. FORAM REALIZADOS EXAMES LABORATORIAIS QUE DEMOSTRARAM PRESENÇA DE DISCRETA LEUCOCITOSE E FOI INICIADO EMPIRICAMENTE USO DE CEFTRIAXONA. O PACIENTE APRESENTAVA BOM PADRÃO RESPIRATÓRIO EM AR AMBIENTE E FUNÇÕES FISIOLÓGICAS P´RESERVADAS. FOI REALIZADO ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL QUE MOSTROU PRESENÇA DE LEVE ASCITE. DEVIDO A DIFICULDADE EM REALIZAR A PUNÇÃO DESSE LÍQUIDO PARA ANÁLISE POR PARACENTESE, FOI REALIZADA VIDEOLAPAROSCOPIA COM COLETA DE MATERIAL E ENCAMINHADO PARA ESTUDO QUE EVIDENCIOU PRESENÇA DE MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS NO LIQUIDO. SENDO ASSIM, PELA CORRELAÇÃO DESTA PATOLOGIA COM PACIENTES PORTADORES DE HIV, FOI SOLICITADA SOROLOGIA QUE VEIO COM RESULTADO POSITIVO.

Conclusões

O ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE EM CASOS DE TUBERCULOSE, EM SUAS FORMAS ATÍPICAS, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES ESTÃO CORRELACIONADOS A INFECÇÃO PELO VÍRUS HIV SEM TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO PRÉVIO. COM ISSO, É POSSÍVEL PROGRAMAR AS ETAPAS DE TRATAMENTO DO PACIENTE E ASSIM GARANTIR A MAIOR SOBREVIDA DO MESMO.

Palavras Chave

TUBERCULOSE
DOENÇAS INFECCIOSAS
VÍRUS
HIV

Área

Trabalhos Científicos

Autores

ROBERTA MARIA ROLA ALBERGARIA