Dados do Trabalho
Título
SINDROME SANDO – UM RELATO DE CASO
Introdução
Introdução: A síndrome de neuropatia atáxica sensorial, disartria e oftalmoparesia. SANDO é um subgrupo de doenças da oftalmoplegia externa progressiva crônica mitocondrial mais associadas a múltiplas deleções do DNA mitocondrial (mtDNA) (HANISCH, et al., 2015). A síndrome SANDO é frequentemente causada por mutações nucleares recessivas no gene POLG1, ou raramente por uma mutação C10Orf2 (twinkle-helicase) dominante (HANSEN, et al., 2012).
Objetivos
Objetivo: o trabalho tem como objetivo realização de um relato de caso de uma paciente portadora de SANDO.
Descrição do caso
Descrição do caso: ADPE, 38 anos, iniciou quadro em 2002, com 18 anos, de crises convulsivas TCG durante a primeira gestação. Fez uso de fenobarbital com bom controle de crises. Em 2012 iniciou quadro de fraqueza muscular em membros inferiores, progressiva, sem flutuações, perda de sensibilidade e ptose palpebral bilateral. Refere também engasgos, diplopia, disartria e dificuldade de marcha (ataxia) associados. Iniciou tratamento com mestinon com suspeita de mistenia gravis sem nenhuma melhora. Encaminhada então ao ambulatório de doenças neuromusculares da santa casa para investigação do quadro.
Conclusões
Conclusão: Não existe tratamento específico para a doença, e o acompanhamento multidisciplinar e aconselhamento genético são indicados.
Palavras Chave
Palavras-chave: Oftalmoparesia, neuropatia sensorial, ataxia sensorial, disartria.
Área
Trabalhos Científicos
Instituições
Fundação Universidade de Itaúna - Minas Gerais - Brasil
Autores
GIULIA ALVES GUIMARAES, VIVIANE SILVA JANUÁRIO SANTOS, FREDERICO MEDEIROS DE CARVALHO, CÍNTIA ALVARENGA