Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇAO NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE ITAGUARA (MG): FARMACIA ITINERANTE NA UNIDADE BASICA DE SAUDE (UBS) DOUTOR JACY MORAIS LIMA
Introdução
Sabe-se que o acesso e a acessibilidade à medicamentos têm significativo impacto no cuidado com a saúde da população, sendo um desafio no contexto brasileiro. A distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde, em Itaguara (MG) é centralizada na farmácia, localizada no centro da cidade. Assim, como a população atendida pela unidade básica de saúde rural Dr Jacy Morais Lima não tem acesso ao transporte público ou farmácias próximas para aquisição dos medicamentos, se faz necessário promover acessibilidade e equidade na aquisição de medicamentos de uso em enfermidades, agudas e crônicas, para essa população.
Objetivos
Relatar a experiência de proposição de projeto piloto de farmácia itinerante para melhoria no acesso da população à aquisição dos principais medicamentos prescritos, inicialmente para quadros agudos.
Delineamento e Métodos
Trata-se de projeto proposto durante dois internatos do Curso de Medicina no município. A UBS Dr Jacy de Morais Lima é itinerante e atua na zona rural do município, assim cada dia do mês está em uma localidade rural diferente. A proposta contempla ações da equipe da atenção primária, integrada com a gestão e assistência farmacêutica. Para isso, semanalmente, a enfermeira da UBS irá organizar, juntamente com o médico, os medicamentos que serão incluídos na farmácia itinerante, considerando o perfil da população e as condições agudas mais frequentes no território. Na farmácia central, a farmacêutica responsável, por meio das receitas prescritas, irá garantir e repor o estoque de medicação da farmácia itinerante, considerando aqueles dispensados para a população. Durante a dispensação dos medicamentos será enviado, via WhatsApp, para a farmacêutica responsável, os documentos do usuário e a segunda via da receita. A farmácia itinerante contará com 15 medicamentos, dentre eles, 3 antimicrobianos.
Resultados
Durante o primeiro semestre de 2022 ocorreram quatro encontros, com a farmacêutica responsável pela dispensação dos medicamentos e equipe da gestão que permitiram elucidar a ideia de construção da farmácia itinerante no município, admitindo os requisitos do Conselho Regional de Farmácia (CRFMG).
Conclusões
A importância da implementação dessa ação, pois a promoção da equidade dando a população rural acesso imediato a medicamentos amenizaria o agravamento de enfermidades evitáveis. Contudo, alguns entraves como a restrição de acesso a internet em alguns locais são questões ainda a serem solucionados.
Palavras Chave
Farmácia itinerante; Medicamentos; Atenção primária à saúde ; Acesso.
Área
Trabalhos Científicos
Autores
MARCELLA CASTRO MIRANDA, GYOVANA ROSA VILELA, MAIRA SALES ANDRADE, NATÁLIA DE CÁSSIA HORTA, VIRGÍNIA MARA SANTOS MOREIRA