Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO COLITE INDUZIDA POR ANTI INFLAMATORIO
Introdução
A colite induzida por anti inflamatórios não esteroides (AINEs) é uma complicação que pode ocorrer por uso abusivo dessa medicação e está entre os diagnósticos diferenciais de outras colites, sobretudo das doenças inflamatórias intestinais (DII). O uso de AINEs pode provocar uma inflamação na mucosa do trato gastrointestinal, inclusive cólon e o reto, levando a um quadro de diarreia aguda.
Objetivos
Relatar o caso de uma paciente com colite induzida por uso indiscriminado de AINEs associado ao uso de antibióticos.
Descrição do caso
Paciente de 35 anos, sexo feminino, portadora de depressão, faz uso de venlafaxina 75mg/dia. G0P0A0, ciclos menstruais regulares associado a dismenorreia e hipermenorréia. Prescrito pelo ginecologista, AINEs durante 7 dias do ciclo menstrual de 12/12 horas. Pai portador da doença de Crohn. Comparece ao consultório com queixa de “diarréia há 21 dias”. Relata que há 1 mês iniciou com dor abdominal difusa associada a distensão mas com piora há 2 semanas quando fez um procedimento odontológico, no qual usou antibióticos e mais AINEs que o habitual. Informa fezes de consistência líquida, 6-10 episódios/dia, com muco e rajas de sangue. Além disso, queixa de perda ponderal de 2 Kg desde o início dos sintomas. Nega febre, calafrios e contactantes com os mesmos sintomas. Ao exame: paciente em REG, LOTE, desidratada, corada. PA: 100 X 50 mmHg. Abdome plano, pouco distendido, hipertimpânico, doloroso à palpação em flanco e fossa ilíaca esquerda. Encaminhada para internação hospitalar para propedêutica. Solicitado tomografia de abdome: sugestivo de processo inflamatório difuso em cólon esquerdo, sigmóide e reto. Colonoscopia: presença de várias úlceras rasas, superficiais no sigmóide e reto.
Conclusões
A colite é uma inflamação aguda no trato gastrointestinal que pode gerar um quadro de diarreia aguda, com a presença, até mesmo, de muco ou sangue, que pode ser induzida por AINEs em uma iatrogenia medicamentosa semelhante ao caso supracitado. O diagnóstico é confirmado por exames de imagem, que permitem a exclusão dos outros diagnósticos diferenciais, e pela história clínica. Dessa forma, o caso apresentado exemplifica a importância da exclusão de diagnósticos diferenciais no atendimento clínico como um todo.
Palavras Chave
Anti inflamatórios não esteroides; Colite; Diarreia aguda
Área
Trabalhos Científicos
Instituições
Atenas- Lagoa Santa - Minas Gerais - Brasil, FAMINAS-BH - Minas Gerais - Brasil
Autores
MARIA LUIZA ANDRADE SIQUEIRA, STEPHANY BRINI DE MENDONÇA, MARIANA SANTOS MAGALHÃES CORTEZ, LETÍCIA GUERRA MALVAR PEREIRA, PRISCILA RABELO PENIDO RESENDE