Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO EPIDEMIOLOGICA DOS INDICES DE HEPATITE VIRAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS ENTRE OS ANOS 2016 E 2021
Introdução
As hepatites virais são inflamações causadas por agentes hepatotrópicos que afetam, primariamente, o tecido hepático, constituindo um grande desafio na saúde pública em todo o mundo. Quanto aos tipos (A, B, C, D e E), pode ser classificada de acordo com o mecanismo de transmissão, ao período de incubação, à gravidade e à cronicidade da lesão.
Objetivos
Analisar a incidência das hepatites virais no estado de Minas Gerais em pacientes com idade superior a 20 anos no período de 2016 a 2021.
Delineamento e Métodos
Estudo epidemiológico, retrospectivo e observacional realizado a partir de dados consultados no Tabulador de Informações em Saúde de Minas Gerais, para o período de 2016 a 2021, utilizando as variáveis faixa etária, sexo, classificação final, forma clínica, classificação etiológica, fonte mecanismo de infecção e ano de notificação.
Resultados
Entre 2016 e 2021 a incidência de casos notificados de hepatites virais em Minas Gerais diminuiu significativamente a partir do ano de 2020. Em número absolutos, entre 20 e 29 anos há maior contágio. A faixa etária que compreende dos 20 a 59 anos mantém o padrão e, devido ao caráter crônico do vírus C, os dados dos 50 aos 79 anos reforçam a cronificação frequente explicada pela literatura. Em relação à fonte mecanismo de infecção e sexo, os homens foram contaminados pelo uso de drogas injetáveis em 1022 casos enquanto que as mulheres apresentam 128 registros. Na via sexual permanece o mesmo padrão, assim como na classificação etiológica, em que homens apresentam índices mais elevados de hepatite B e C e, consequentemente, de coinfecção B e C.
Conclusões
Os dados coletados demonstraram que a diminuição de casos de hepatites virais nos anos de 2020 e 2021 corrobora com a relação entre a pandemia de COVID-19 e o impacto do isolamento social nos índices de registro da doença. O menor percentual de notificações pode ser explicado pela subnotificação, receio na busca de atendimento em saúde e mudança no perfil sociocultural da população no período pandêmico.
Palavras Chave
Hepatite; Hepatite viral; Epidemiologia.
Área
Trabalhos Científicos
Instituições
União Educacional do Vale do Aço (UNIVAÇO) - Minas Gerais - Brasil
Autores
ROGERIO OLIVEIRA MENDONÇA, BÁRBARA MARTINS MELLO DE OLIVEIRA, BRENO SANTOS DA MATA, MARIA LUIZA BERGAMINI BRAGA, NEIMAR RODRIGUES COSTA