Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Endocardite subaguda mitroaórtica complicada com abscesso abdominal ocasionada por Streptococcus constellatus

Introdução

A endocardite é uma doença infecciosa em que há inflamação das câmaras cardíacas e válvulas cardíacas (endocárdio) e, frequentemente, produz vegetações que localizam-se geralmente na câmara para onde se dirige a regurgitação (face atrial na valva mitral e ventricular na valva aórtica). Dentre as complicações mais frequentes da endocardite infecciosa estão os eventos embólicos que acarretam o maior índice de mortalidade e acredita-se ser causados pela fragmentação de vegetações.

Objetivos

Estabelecer a correlação entre endocardite subaguda ocasionada por Streptococcus constellatus e presença de embolização séptica, para difundir a comunidade cientifica essa complicação e, dessa forma, proporcionar o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo a fim de, evitar, um desfecho reservado e fatal.

Descrição do caso

LMM, masculino, 75 anos, iniciou com quadro com de prostração, adinamia, redução do apetite, perda ponderal importante não intencional e dor em andar superior de abdome. Identificado sopro sistólico grau III, panfocal à ausculta cardíaca. Em hemocultura colhida em 05/02/22 houve crescimento de Streptococcus constellatus. Ecocardiografia transesofágica, evidenciando prolapso mitral com vegetação de 6 mm, associada a insuficiência aórtica com vegetação de 3 mm. Paciente manteve queixa de distensão e dor abdominal. Tomografia de abdome e pelve demonstrando volumosa coleção localizada adjacente ao lobo esquerdo do fígado com extensão periesplênica, medindo aproximadamente 20,7 X 6,8 X 12,7 cm, volume estimado de 930 ml. Submetido a esplenectomia. LMM evoluiu com boa progressão clínica com proposta para abordagem valvar eletiva.

Conclusões

Nota-se a correlação entre endocardite e ocorrência de eventos embólicos, o que pode acarretar desfecho desfavorável. Contudo é de fundamental importância o diagnóstico e tratamento precoce da endocardite a fim de evitar complicações e aumento da morbimortalidade relacionada a esta.

Palavras Chave

Endocardite, embolização séptica, Streptococcus constellatus

Área

Trabalhos Científicos

Instituições

Hospital Júlia Kubstichek - Minas Gerais - Brasil

Autores

PATRICIA VIVIANNE DA SILVA PEDRA, CRISELLEN DELOGO SINETE, GLENDA OLIVEIRA SOUZA, TAINÁ ARAUJO WERNECK, LARISSA LUANE DE CARVALHO