Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE CASOS NOTIFICADOS DE HIV/AIDS NO BRASIL EM 2021

Introdução

A Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que acomete todas as células de defesa do organismo, as quais são conhecidas como os glóbulos brancos ou leucócitos.

Objetivos

Traçar o perfil epidemiológico da população brasileira de casos positivos de HIV/AIDS, no ano de 2021, com dados coletados do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS).

Delineamento e Métodos

Estudo epidemiológico descritivo, de delineamento retrospectivo e transversal na coleta de dados, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por consulta às bases de dados do sistema de informações em saúde (TABNET) do DATASUS, com acesso em agosto de 2022. A população do estudo foi constituída pelos casos de HIV/AIDS notificados no Brasil em 2021.

Resultados

Foram contados 13.501 casos de HIV/AIDS no Brasil, sendo informados 71,8% do sexo masculino (n=9.705) e 28,6% (n=3.789) do sexo feminino. Ademais, foi observado que as pessoas adeptas ao tipo de sexualidade Heterossexual foram as mais contaminadas pela infecção HIV/AIDS – percentual de 18,7% (n= 2.536).

Conclusões

Ao analisar os dados do DATASUS, foi possível inferir que indivíduos do sexo masculino, com idade entre 25 a 49 anos, foram os mais acometidos, porém, tal dado é obtido em relação à taxa de subnotificação, não sendo possível evidenciar a categoria de exposição mais acometida. Diante desse cenário, é possível verificar a importância das equipes multiprofissionais de vigilância em saúde, na reelaboração de suas práticas de educação em saúde, a fim de controlar e combater a epidemia HIV/AIDS.

Palavras Chave

HIV/AIDS; Saúde pública; Infecção; IST.

Área

Trabalhos Científicos

Autores

CAROLINE SILVA DE ARAUJO LIMA, MÁRCIA FARSURA DE OLIVEIRA