XVIII Seminário Nacional dos Bombeiros

Notícias


23/11/2018 00:00:00 Bombeiros de todo Brasil fazem treinamento de socorro com Workshop de Salvamento em Águas Rápidas durante o XVIII SENABOM, em Foz

Texto: Assessoria de Imprensa da PMPR

 
Fazer resgates em lugares de difícil acesso e em condições desfavoráveis já é uma rotina para os bombeiros militares, sendo a técnica e a resistência essenciais para o sucesso das operações. No caso do socorro em águas rápidas, os profissionais precisam ter habilidade e destreza para salvar vidas. Para testar isso tudo, durante o XVII Seminário Nacional de Bombeiros (VXII SENAMBOM), o Corpo de Bombeiros do Paraná promoveu o workshop de Salvamento em Águas Rápidas (SARP) entre quarta-feira (21/11) e sexta-feira (23/11), com 30 bombeiros de todo o Brasil para treinar procedimentos e trocar experiências.

O Coordenador do curso, capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, Icaro Gabriel Greinert, explica que o intercâmbio de experiências entre os bombeiros de diferentes regiões do País fomenta discussões para definir melhores táticas, procedimentos e adaptar procedimentos de acordo com a realidade da corporação. “Nosso objetivo é fazer com que todos entendam os riscos envolvidos, as necessidades de equipamentos e técnicas, para que voltem aos seus estados e difundam o conhecimento de uma maneira mais efetiva”, disse.

As atividades da capacitação iniciaram-se na quarta-feira (21/11) com o workshop sobre técnicas de salvamento em águas rápidas, incluindo situações de veículos em cursos d’água; Regulamentação e Normalização da atividade de Rafting e afins no Brasil; Sistema de Monitoramento de Alarme e Alerta e Força Tarefa de Resposta a Desastres PR. As palestras contaram com a participação de profissionais renomados no assunto, como Thomas Schoner, e Massimo Desiat, que possui diversos títulos de canoagem no Brasil.

Na quinta-feira (23/11), os profissionais fizeram um treinamento no Canal de Itaipu, nas dependências da Usina, também em Foz, simulando resgate de vítimas a nado e com embarcação. No mesmo dia, uma situação diferenciada foi o resgate de pessoas presas dentro de um veículo parcialmente afundado na correnteza do canal. A atividade inédita foi feita para simular um resgate real em situação de enxurrada. Os bombeiros tiveram que retirar as vítimas (outros bombeiros participantes do curso) e leva-las para uma área segura.

O exercício serviu para demonstrar a complexidade e a importância de observar as medidas de segurança para os bombeiros, pois segundo o capitão Gabriel, já houve casos de profissionais perderam a vida em resgates. ”No Brasil, já houve mortes de bombeiros em ocorrências neste tipo de atividade, então intensificamos o treinamento para evitar essa situação”, concluiu.

De acordo com o capitão Gabriel, resgates em águas rápidas são recorrentes em todo o Brasil, principalmente em casos de enchentes de rios, enxurradas e alagamentos, a maioria em ambiente urbano, que causam perda de bens materiais e pior, de vidas humanas. “É importante que todos tenham o nível mínimo de conhecimento e equipamentos, mesmo aquela guarnição que trabalha no caminhão de combate ao incêndio ou na ambulância, eles precisam ter um nível de conhecimento amplo para ter condições de atender uma ocorrência e conseguir salvar a vida das vítimas”, salienta.

Por fim, os alunos estiveram na sexta-feira (23/11) no Macuco Safari, em Foz do Iguaçu (PR), para colocar em prática os exercícios sob a supervisão do capitão Gabriel, onde os bombeiros puderam treinar técnicas e trocar informações sobre procedimentos adotados em seus estados de origem.

SENABOM – Organizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, com apoio do Governo do Paraná, o XVII Senabom 2018 conta com palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, exposição de viaturas, equipamentos de proteção individual (EPI), trajes para combate a incêndio, escadas e outros dispositivos para o trabalho de bombeiros (na Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências - FIPIE), provas técnicas (Competição Bombeiro de Aço, Certificação Nacional de Cães, Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático), workshops, e demais atrações.