XVIII Seminário Nacional dos Bombeiros

Notícias


21/11/2018 00:00:00 Cerca de 3 mil bombeiros militares de todo o Brasil participam da abertura do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros em Foz do Iguaçu, no Paraná

Texto: Assessoria de Imprensa da PMPR

 

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
 
A abertura do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom/2018 ocorreu na manhã desta quarta-feira (21/11) no auditório principal do Rafain Convention Center em Foz do Iguaçu (PR) com a presença dos Comandantes-Gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil e representantes do exterior. A palestra de abertura foi com Kathleen H. Almand, Vice-Presidente de pesquisa da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios, do Reino Unido, com o tema Incêndio no Edifício Grenfell Tower, Londres, 2017 - Aprendizados e ações tomadas para se evitar novas tragédias. O Senabom segue até sexta-feira (23/11) com atividades científicas, competições e feira.

Organizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, com apoio do Governo do Paraná, o XVII Senabom 2018 conta com palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, exposição de viaturas, equipamentos de proteção individual (EPI), trajes para combate a incêndio, escadas e outros dispositivos para o trabalho de bombeiros (na Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências - FIPIE), provas técnicas (Competição Bombeiro de Aço, Certificação Nacional de Cães, Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático), workshops, e demais atrações.

O secretário Estadual de Segurança Pública do Paraná, delegado Julio Reis, destacou o evento pela integração dos Corpos de Bombeiros e Polícias Militares de todo o Brasil a fim de reforçar ações conjuntas e aprimoramentos técnicos para a população. “O Corpo de Bombeiros do Paraná está de parabéns pela organização do seminário, este evento nos enche de orgulho pois reúne atividades de capacitação e integração entre as instituições”, declarou.

Participam do evento mais de 3 mil profissionais de segurança pública, serão apresentados 55 artigos científicos, mais de 400 atletas estão inscritos nas provas práticas, 20 binômios de cães e condutores de todos os estados do Brasil e representantes de outros países. "A Governadora Cida Borghetti, que está há sete meses no comando do Governo, tem nos apoiado mito aqui em Foz e um exemplo disso é a magnitude deste evento", disse o Prefeito de Foz, Francisco Lacerda Brasileiro.

A Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, apontou que o evento é a oportunidade para se discutir temas importantes de segurança pública como uso de armamento pelas equipes, questões administrativas e operacionais da atuação dos policiais e bombeiros militares. “Teremos ainda programações específicas sobre variados temas ligados a atuação operacional, previdência e as atualizações de procedimentos e operações para acompanhar a evolução da sociedade e implementar, no futuro, avanços para as corporações”, explicou.

A palestra de abertura foi com a britânica Kathleen H. Almand, Vice-Presidente de pesquisa da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios do Reino Unido. A explanação analisou principalmente o caso do Edifício Grenfell Tower, Londres, ocorrido em junho de 2017, que resultou em 71 mortes. Além dele, ela falou sobre outros casos e fez uma análise de como foi a atuação dos corpos de bombeiros e quais foram as ações posteriores. Ela citou, por exemplo, um caso da China (incluindo Shanghai) que resultou em 58 mortos.

Kathleen também descreveu as preocupações que devem ser observadas nos projetos de construção de edifícios como mais saídas de emergência (não ter apenas uma escadaria), facilitando o escoamento das vítimas e possibilitando que, caso uma saída seja obstruída, as pessoas consigam sair em casos de emergência.

INTEGRAÇÃO – O Comandante-Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Mário Yukio Ikeda, lembrou que o evento proporciona aos Comandantes-Gerais o contato com as novas tecnologias e procedimentos que podem ser adquiridos e implantados nos estados de origem. “Temos o interesse técnico para olhar as empresas que estão expondo seus materiais na feira e também a oportunidade de trocar informações, compartilhar ideias e transmitir experiências de maneira que possamos crescer juntos a nível nacional”, explicou.

Para o Comandante da Escola Superior de Bombeiro da Polícia Militar de São Paulo, coronel Valdir Pavão, reunir policiais e bombeiros militares do Brasil todo faz com que haja discussões mais concretas sobre melhorias do serviço de bombeiro militar em todo o País. “O Senabom representa a congregação maior número de pessoas com capacidade técnica e conhecimento para, justamente, fazer o intercâmbio de conhecimentos”, afirmou.

PRINCIPAIS EVENTOS – Durante o SENABOM 2018 o Corpo de Bombeiros do Paraná promove, desde o domingo (18/11), a Prova Certificação Nacional de Cães com as equipes dos Corpos de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amapá, Goiás, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Tocantins e São Paulo. Todas as equipes de Bombeiros já atuam na área e participam do exercício em busca da renovação da Certificação, que é feita a cada dois anos, além de qualificar os cães e aperfeiçoar a doutrina.

Também haverá o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, organizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). As atividades serão entre quinta-feira (22/11) e sexta-feira (23/11) no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti e no Iate Clube Lago de Itaipu. Para estimular a competitividade, a integração, além de testar as habilidades dos profissionais, o Corpo de Bombeiros paranaense promove ainda a competição Bombeiro de Aço com exercícios que simulam procedimentos operacionais como arraste de mangueira e simulação de extinção de incêndio, subida de torre e resgate de vítima inconsciente. A prova será na quinta-feira (22/11), no estacionamento em frente ao Hotel Rafain Convention Center.

A mesa diretiva do evento foi composta pelo secretário Julio Reis, pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti, pelo deputado estadual eleito coronel Washington Lee Abe, pela coronel Audilene, pelo coronel Barros, pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e vice-presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, pelo Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa e pelo Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), coronel Izaías de Farias.