Notícias


30/07/2017 00:00:00 Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático abrirá prazo para submissão de trabalhos

 

       O XVII Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático, que acontecerá em 9 de novembro, em João Pessoa, abrirá, a partir do dia 1 de agosto, a inscrição de trabalhos científicos. O evento, que tem o objetivo de discutir a prevenção e diminuir os índices de incidentes aquáticos no Brasil, acontecerá dentro da programação do Seminário Nacional de Bombeiros – promovido este ano pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

    Conforme o edital, a submissão de trabalhos deverá ser feita através do diretor Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) Estadual, cuja lista pode ser acessada no site da instituição (www.sobrasa.org/diretoria-2/) – uma das realizadoras do simpósio.

      Quem tiver dúvidas sobre o processo de inscrição, aprovação e apresentação dos trabalhos poderá enviar um e-mail para sobrasa@sobrasa.org. O prazo máximo para submissão será 1 de setembro e a lista dos aprovados deverá ser divulgada, paulatinamente, até 20 do mesmo mês – no site sobrasa.org.

     Pontuação – Além da parte científica, o Senabom contará com provas práticas na área de salvamento aquático. No geral, a participação de cada Corpo de Bombeiros estadual em todas essas etapas somará pontos para as delegações participantes. No Simpósio, os trabalhos científicos – bem como as campanhas de prevenção aprovadas e apresentadas – recebem pontuação conforme critérios como: Relevância do tema, Importância a prevenção, Novidade e originalidade, Metodologia etc.

    Desta forma, a pontuação será computada e somada aos resultados obtidos no evento esportivo, dando o valor total obtido pela equipe estadual e a classificação geral dela dentro do evento na área de salvamento aquático. Serão aceitos para pontuação um máximo de dois trabalhos por equipe. O Estado poderá, no entanto, submeter e apresentar um número maior de trabalhos. Todas as regras e critérios para confecção dos estudos estão disponíveis no edital.