Notícias


08/11/2017 00:00:00 Militares de todo o Brasil testam habilidades e disputam título de ‘Bombeiro de Aço’

 

     No segundo dia de atividades da XVII edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom 2017), equipes de militares de todo o Brasil disputam o título de ‘Bombeiro de Aço’. A prova, que é aberta ao público, acontece a partir das 9h do próximo dia 09 de novembro, no pátio do Centro de Convenções, na Capital.

     No total, mais de 40 bombeiros passam pelo circuito composto por quatro etapas que ilustram atividades do dia a dia da profissão: a subida na escada, carregando uma mangueira de incêndio, seguida do içamento de outra mangueira; a simulação de entrada forçada com corrida em zigue-zague; arrasto da mangueira de incêndio pressurizada para apagar um foco de incêndio e, por fim, a simulação de transporte de vítima, com um boneco que pesa pelo menos 70 quilos.

     Os competidores estarão divididos em equipes, representando os Corpos de Bombeiros de cada Estado. Haverá premiação tanto por desempenho individual, masculino e feminino, quanto por grupos. Pela Paraíba competem, nas duas modalidades, três bombeiros, sendo dois homens e uma mulher. Eles foram escolhidos entre 24 militares inscritos em uma seletiva prévia no âmbito da corporação. No mesmo dia, o Teatro Pedra do Reino, também no Complexo do Centro de Convenções, sedia a palestra do especialista de resgate em grandes catástrofes e integrante da Força Aérea Brasileira, o coronel Edmilson Leite. Ele, que é apresentador de dois programas no Discovery Channel, falará das 10h às 11h. Em seguida, o doutor Carlos Henrique Mendonça Silva - Médico Chapecoense, discorrerá sobre a Logística das ações médicas no acidente aéreo da Associação Chapecoense de Futebol.

     Simpósio de Salvamento Aquático- Dentro da programação científica do Senabom 2017, acontece uma série de palestras de temas diversos da área de bombeiro, incluindo o salvamento aquático. O assunto será abordado através de 24 trabalhos, de autoria de bombeiros de todo o Brasil. O simpósio acontece das 13h30 às 17h. A programação completa do evento, o maior da América Latina, pode ser acessada no site oficial, o senabom2017.com.br.