Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Primeiro Self Checkout compacto e completo do mercado

Resumo do Case

Este case é o resultado do olhar atento de um time engajado a um fundamento básico do empreendedorismo, para inovar, as empresas devem ser capazes de resolver um problema real do cliente, e a forma mais eficaz para resolver esses problemas é ouvindo suas necessidades.

Foi essa capacidade de ouvir que nos possibilitou inovar por meio de um produto já conhecido pelo nosso público-alvo, o Self Checkout. Ao prestar atenção às dores de nossos clientes, conseguimos repensar o design deste produto, lançando um modelo inovador, inédito em sua versão no Brasil, que gerou valor não apenas para nossa empresa, contribuindo para o crescimento de 65% em nossa base de clientes, mas principalmente para nossos clientes, com resultados financeiros expressivos que serão apresentados neste case, cumprindo com a missão de nossa empresa em ajudar o varejo na jornada de transformação digital a obter melhores resultados.

Objetivo geral e específico

Objetivo Geral:

Ajudar pequenos e médios supermercadistas a terem uma gestão mais eficiente e oferecer uma melhor experiência de compra a seus clientes no momento do checkout através de soluções que se adequem às suas características específicas.

Objetivos Específicos:

- Melhorar o aproveitamento do espaço físico do supermercado na operação de frente de caixa, possibilitando aumentar sua capacidade de atendimento sem reduzir seu metro quadrado de venda.

- Aumentar a eficiência operacional ao reduzir custos por meio de uma melhor alocação de recursos, o que consequentemente resultará no aumento da rentabilidade do negócio.

- Aprimorar a experiência de compra dos consumidores durante o checkout, reduzindo o tempo de espera em filas.

- Estimular a tomada de decisão estratégica, oferecendo consultoria sobre os benefícios fiscais por meio do modelo de negócio de locação, permitindo atualizações periódicas do parque de equipamentos do estabelecimento.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

A inspiração para o case veio através do olhar atento de nossa equipe de marketing e vendas, ao perceber uma dificuldade na conversão de vendas para supermercados de pequeno porte. Ao analisar as principais objeções dos clientes, a equipe identificou um padrão, sugerindo a existência de uma dor de mercado - uma necessidade ainda não atendida.

O principal impeditivo para adoção da tecnologia por parte dos varejistas estava no espaço físico das lojas. O tamanho dos produtos existentes até então, não se encaixavam no layout e espaço físico dos pequenos e médios supermercados. Eis que surge o nosso momento “eureka”, por que não fazer um modelo que entregue alta performance, e ainda sim atenda as necessidades e características do setor?

A equipe de marketing e vendas decidiu então utilizar o framework do canvas da proposta de valor, uma metodologia que ajuda a validar a dor do mercado por meio das tarefas que o cliente executa em seu dia-a-dia, sejam funcionais, operacionais, emocionais ou sociais. Essa metodologia ajudou a desenvolver a ideia e a definição do produto, aumentando a convicção de que havia uma lacuna neste segmento de produto e mercado. No entanto, uma dúvida ainda pairava no ar: por que, em um mercado tão concorrido, ainda nenhum player havia se proposto a resolver este problema? Surgiu então a questão: seria essa uma oportunidade para inovação? Estávamos prontos para arregaçar as mangas e descobrir!

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

A equipe de pesquisa e desenvolvimento assumiu o projeto, e seguindo a metodologia ágil DNP - Desenvolvimento de novos produtos, deu início ao ciclo de desenvolvimento, abordando as seguintes etapas:

Ideação e definição do produto: A equipe de P&D recebeu a definição e ideia do produto, juntamente com os pré-requisitos já mapeados pela equipe de marketing e vendas, e isso acelerou esta etapa de desenvolvimento.

Protótipo: Nesta fase do desenvolvimento, nosso objetivo era validar a viabilidade do produto. Quando não existem referências no mercado, é necessário dedicar tempo e atenção para testar e avaliar a eficácia do design e da proposta de valor do produto de uma forma ágil e com o menor custo possível. O primeiro protótipo foi improvisado com paletes e caixas de madeira, e tinha dois objetivos: validar a viabilidade do produto e determinar as dimensões que o produto poderia ter, sem comprometer a experiência do usuário. Para isso, convidamos os colaboradores para realizarem simulações de uso, variando a altura e as dimensões do produto para chegarmos à versão ideal. Ao final de uma série de testes, estávamos ainda mais entusiasmados, pois tínhamos eliminado o paradigma da usabilidade.

Design inicial: Após concluída a fase da prototipagem, chegou o momento de projetar o design do produto. Além de possuir um design atrativo, o produto precisava ser funcional para atender as características de diferentes lojas e seus respectivos perfis de consumidores. Para isso, nossa equipe pensou em cada detalhe do produto, desde suas funcionalidades até o acabamento.
O monitor foi levemente inclinado e posicionado para frente, facilitando a visualização e operação por parte do usuário. O suporte da cestinha foi espelhado, assim como o suporte da impressora e pinpad, podendo ser facilmente ajustado de acordo com o layout da loja. o comprimento do sacoleiro foi aumentado para proporcionar maior conforto no momento da compra.
Um compartimento frontal foi adicionado para armazenamento de sacolas e bobinas reservas, agilizando a reposição pelos colaboradores no dia-a-dia da loja. Também consideramos a assistência técnica, adicionando botões externos de fácil acesso para operações de liga e desliga, reset, conexão RJ45 e uma porta traseira para facilitar o acesso aos componentes para eventuais manutenções.
A moldura do monitor e detalhes são em aço inox escovado, destacando-se no design do produto em conjunto com a tintura epóxi microtexturizada, que além de oferecer maior durabilidade, conferem um ar de elegância e sofisticação ao produto.
Após algumas semanas, já tínhamos um novo projeto pronto para ser executado. Neste momento, o desafio era controlar nossa ansiedade, pois acreditávamos cada vez mais no potencial deste novo produto em ser um divisor de águas em nosso portfólio.


Validação e testes: A primeira fase da etapa de validação e testes ocorreu em nosso próprio laboratório. O produto precisava passar pela avaliação criteriosa de um comitê formado por consumidores, empreendedores e consultores do setor, que analisaram tanto o design quanto a usabilidade do produto. Nossa equipe estava apreensiva, não pela possibilidade de precisar fazer adequações ao projeto – afinal, era isso que buscamos nesta fase – mas principalmente pelo fato de validar o produto pela primeira vez, aos olhos de clientes e usuários. Para nossa felicidade, o produto foi muito bem aceito pelo grupo de avaliação, que além de nos ajudar com a validação, apresentaram dicas e ideias que ajudaram a melhorar o produto ainda mais.

Comercialização: Antes de iniciar a comercialização do produto, retornamos à etapa de design, refinando o produto com base nos insights obtidos após as considerações do comitê de avaliações. Agora estávamos prontos para nossa primeira prova de conceito. Com um produto atraente e funcional em mãos, convidamos um de nossos potenciais clientes para fazer uma Prova de Conceito, com objetivo de coletar feedbacks sobre usabilidade por parte dos consumidores e os benefícios do produto para a empresa.
O projeto contou com a colaboração de uma promotora, que convidou os clientes da loja para utilizarem o equipamento e instruir os procedimentos para os novos usuários que não conheciam esse modelo de operação. Após a utilização, a promotora coletou feedbacks sobre a experiência do cliente e sua percepção. Os resultados indicaram que o produto estava pronto para comercialização.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

A equipe de Marketing e Vendas mergulhou de cabeça na missão de lançar o produto no mercado. Projetado para ser o primeiro Self checkout compacto e completo do mercado, os números do produto demonstram o êxito em nossa iniciativa, os quais destacamos:

Resultados para a empresa:

Aumento de 46% na demanda de propostas;
Produto representou 60% dos contratos fechados na linha de auto atendimento;
Aumento na base de clientes em 38% referentes ao ano anterior;
Visibilidade através de mídia espontânea.

Os resultados para nossos clientes foram ainda mais significativos:

Redução de 68% no custo mensal de mão de obra, comparado com a expansão tradicional de checkouts com operadores de caixa.
Aproveitamento de 33% em benefícios fiscais no formato de locação, referente a PIS,COFINS, IRPJ e CSLL.
Aumento de 60% sua capacidade de atendimento em sua operação de frente de caixa.
Aumento na classificação da nota do Google, elevando o índice de interação na plataforma Melhoria nas avaliações dos consumidores no Google, com aumento da nota média.

Concluímos a apresentação deste case, com um sentimento de orgulho diante do empenho de toda equipe, reforçando nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras, com um olhar atento às necessidades do setor varejista.

Area

Tecnologia

Instituições

CATA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E MAQUINAS LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

CATA Company