Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Feira da Solução: Conexões que geram Negócios

Resumo do Case

A Feira da Solução foi um evento criado pela Energiluz e aprimorado em
2022 e 2023 com um novo objetivo: fomentar o conhecimento técnico e um
maior entendimento sobre a aplicação dos nossos produtos, a fim de gerar
novos negócios .

O evento fortalece nossa marca, gerando conexões, negócios e proporciona
ovas experiências aos nossos clientes, colaboradores e fornecedores,
mostrando as novas tendências e soluções do mercado.

Em 4 meses após a feira de 2023, atingimos um aumento de demanda em
até 14% em alguns SKU’s expostos no evento. ​

Objetivo geral e específico

O objetivo da Feira da Solução é, além de comemorar a semana do eletricista, fomentar o conhecimento técnico do mercado, propor um maior entendimento sobre a aplicação dos nossos produtos e validar a adesão do público com as atualizações do mercado. ​
A Feira também fortalece o nosso relacionamento com os clientes e reforça a nosso contato com os fornecedores, melhorando as políticas comerciais e gerando novos negócios.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

Acreditamos que o case Feira da Solução é inovativo pois além de ser um evento desenvolvido inteiramente pela Energiluz, não é comum empresas do Comércio desenvolverem um evento próprio, trazendo inúmeros fornecedores e aproximando eles do público, ainda mais na proporção da Feira da Solução. Dessa forma, a criação da Feira em 2019 foi uma inovação Radical. No entanto, como viemos aprimorando e transformando o evento em 2022 e 2023, a inovação deste case se encaixa na inovação Estrutural.
Por fim, para nós da Energiluz, foi uma inovação que trouxe resultados expressivos no aumento da demanda de alguns produtos, além de fortalecer a marca Energiluz, que cada vez mais, vem se tornando referência no mercado local.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

Para aprimorar o evento realizamos:

- Alteramos o layout para estandes dos nossos fornecedores, assim facilitou a interação durante o evento;​
- ⁠Contamos com mais fornecedores de diferentes segmentos para trazer mais marcas para o evento e se tornar mais atrativo;
- Contatamos mais fornecedores dos produtos de elétrica e iluminação, com objetivo de atingir o nosso principal consumidor, o eletricista. Com isso, a conversão de vendas após o evento foi mais assertiva.
- Investimos em atrações e gastronomia para entreter o público e aumentar a permanência na feira.​
- Investimos na divulgação do Evento nas mídias sociais e com convites personalizados enviados pelo diretor da Empresa para aumentar o número de pessoas presentes.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Os resultados qualitativos:

1. Fortalecemos o networking com os nossos clientes e fornecedores, gerando novos e melhores negócios;
2. Promovemos a capacitação e desenvolvimento dos nossos clientes, contribuindo para o crescimento do mercado;
3. Entretemos e beneficiamos o público, reforçando e expandindo de forma positiva a nossa marca;​
4. Nos tornamos mais assertivos na compra de produtos para as lojas com uma pré validação dos nossos clientes.
5. Feedbacks positivos dos nossos fornecedores e clientes, como apresentado no material do Case.

Os resultados quantitativos:

Crescimento em estrutura:
Em 2022 - 12 expositores -237 pessoas
E por fim: 2023 -18 expositores -446 pessoas

Crescimento que reflete em vendas:
Em 4 meses após a Feira de 2023, atingimos um aumento de demanda em até 14% em alguns SKUs expostos no evento, o que refletiu no aumento das vendas

Area

Comércio

Instituições

ENERGILUZ COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS - Santa Catarina - Brasil

Autores

ELIGIO JOSÉ SCHMITT