Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Reestruturação da matriz do grupo MEGAJET

Resumo do Case

Reforma total da loja e oficina ao padrão mundial da montadora BRP com o intuito de melhorar a imagem, logística e atendimento aos nossos clientes

Objetivo geral e específico

Os principais objetivos para o projeto foram:
- Adequação ao padrão mundial da montadora;
- Ter uma oficina modelo e um pós vendas oficialmente reconhecidos por outros países;
- Melhora da estrutura externa do showroom;
- Readequação da estrutura de acordo com o crescimento da empresa;
- Melhorar o atendimento, a demonstração dos produtos e a forma de como o ambiente interfere nos sentimentos dos clientes.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

1. Implementação do estudo da primeira impressão do cliente ao chegar na loja e na oficina.
1.1 Na parte da loja do showroom, foi feito um estudo da melhor forma de colocar os produtos expostos, afim de que o cliente entrasse na loja e seguisse um “caminho pré estabelecido” por meio de moveis e imagens que induzisse o cliente a seguir reto para poder observar todas as linhas de produtos, começando pela linha de motos aquáticas, podendo notar já a sua esquerda a linha off road de quadriciclos e SSV’s e ao fundo a parte de embarcações de esporte e recreio. Além disso, o cliente já conseguia observar alguns acessórios e peças que poderão compor a sua experiencia.
1.2 No caso da oficina, foi pensado em uma reforma drástica, mudando totalmente a imagem e o funcionamento da mesma. Como nossa oficina não estava nem perto dos padrões de uma concessionaria BRP, decidimos investir e transforma-la em uma oficina padrão. Com isso foi elaborado todo um estudo da melhor forma para melhorar a logística, pois sofríamos muito com isso e era uma das maiores reclamações que tínhamos, pois faltava espaço para nossos clientes entrarem com seus carros e carretas, então todas as fases foram pensadas e estudadas, desde o recebimento do produto até a saída do mesmo.
2. Implementação do sistema MICROWORKCLOUD para gestão. Esse sistema muito conhecido e voltado especialmente para montadoras e concessionarias trouxe a possibilidade de uma melhor gestão, principalmente na parte de logística. Com o uso podemos ver quando a mercadoria é faturada, status do trânsito e a entrada da NF se torna bem simples. Além disso, há a possibilidade de diversos tipos de relatórios com dashboards que trazem uma visão muito mais clara facilitando a tomada de decisão.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

De maneira geral foram algumas etapas, como segue:
1. Desenho do processo atual da loja e da oficina.
2. Estudo dos pontos críticos dos processos.
3. Projeto da nova loja e da nova oficina.
4. Treinamento da equipe com o novo sistema.
5. Preparação da logística e do espaço para iniciar a reforma sem perder a qualidade, o comprometimento e agilidade.
6. Inicio da obra e do sistema novo.
7. Adequações do sistema e algumas modificações de layout.
8. Inicio total do sistema MICROWORKCLOUD.
9. Finalização da obra.
10. Apresentação da nova logística para a equipe e como funcionara o novo showroom.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

1. Com a nova loja:
1.1. Nova experiencia do cliente ao chegar na loja
1.2. Adequação ao padrão mundial
1.3. Alto impacto de quem visita a loja pela primeira vez
1.4. Melhor comunicação visual
1.5. Layout do showroom ficou organizado com maior facilidade de passagem entre os produtos.
1.6. Facilidade da entrada de novos produtos no showroom
1.7. Ambiente aconchegante e acolhedor
1.8. Divisão dos produtos em linha de motos aquáticas/quadriciclos e SSV’s/lanchas.
2. Com a nova oficina:
2.1 Facilidade dos clientes ao chegarem com carretas podendo adentrar dentro da oficina
2.2 Divisão de boxes por produto melhorando a organização e agilidade
2.3 É usada como oficina exemplo dentro da BRP
2.4 Reconhecida por outras concessionarias do mesmo segmento internacionalmente
2.5 Melhora do controle de fluxo, com procedimentos a serem seguidos desde a entrada do produto até a saída do mesmo, aumentando o controle e a gestão
2.6 Experiencia do cliente ao entrar em uma oficina de alto padrão com espaços pensados no cliente, como uma recepção aconchegante com visão total dos produtos que estão em manutenção, causando uma impressão

Area

Comércio

Instituições

MEGA JET COMERCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

PATRICK DIAS SCHUCH