Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

LOJA VITUAL B2B

Resumo do Case

A LOJA VIRTUAL - B2B é uma plataforma online desenvidada com a finalidade de facilitar e potencializar as vendas entre empresas. Neste tipo de comércio eletrônico, os produtos são vendidos de uma empresa para outra (Business to Business), ao invés de serem vendidos diretamente ao consumidor final. Isso envolve vendas de atacado, varejo forncecimento de matérias-primas, entre outros.

Nosso case é referente a empresa SA Eletrônicos (https://saeletronicos.nexusapp.com.br/loja/), um dos maiores distribuidores de eletrônicos do Estado de SC, que durante a pandemia, centralizou em 70% dos seus atendimentos comerciais nessa plataforma B2B. Agora, o próprio cliente entra na LOJA VIRTUAL, faz um cadastro, escolhe os produtos para sua loja física e solicita os pedidos de um computador ou celular, que caem diretamente na área comercial do ERP da empresa, 100% integrados, 24h por dia.

O pedido já vem pronto com todos os detalhes: formas de pagamento, itens escolhidos, observações, cadastro da empresa, nº do pedido, local de entrega.. é só clicar na opção "faturar" e as informações são realizadas no ERP, eliminando o retrabalho e lançamento das informações de um operador comercial que antes recebia todas essas solicitações via e-mail, whatsApp ou ligação telefônica em um tele-vendas. Agora é o proprio cliente que faz este processo!

Objetivo geral e específico

O objetivo com a implementação de uma plataforma B2B bem-sucedida não só pode impulsionar a eficiência das operações de compra e venda entre empresas, mas também aumentar significativamente os lucros.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

Este modelo de negócio já é realidade e será cada vez mais requisitado no meio do segmento de indústria e distrubuição. Apenas adequamos a realidade do cliente com mais facilidade para se tornar intuitivo a operação..

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

A principal estratégia foi ter um layout intuitivo na plataforma para que qualquer tipo de clientes (com ou sem facilidade com digital) realizasse os pedidos. A implementação dessa cultura e reeducação dos clientes foi a pricnipal dificuldade da empresa, lançando vídeos de instrução, chatbot automático para direcionamento do cliente até o site, manual de isntruções e canal de ajuda.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Em números:

- A empresa conseguiu eliminar (realocar) 4 colaboradores que atuavam em um call center e operavam o sistema ERP relançando informações.

- A empresa trasacionou nessa plataforma mais de 17.000 pedidos nos ultimos 05 anos, gerando um faturamento de 19,1MI de reais somente neste canal.

Números reais (dados fornecidos pelo cliente):

2019: 1160 vendas - R$1.092.812,48
2020: 4.383 vendas - R$4.236.215,42
2021: 3910 vendas - R$4.257.064,31
2022: 3636 vendas - R$4.611.304,88
2023: 3129 vendas - R$3.690.194,20
2024: 1062 vendas - R$1.244.393,24

- Atualmente os clientes preferem esse tipo de operação, pois possuem liberadade e facilidade na escolha dos pedidos para seus comércios para compra em qualquer horário do dia de qualquer lugar do País.

- A empresa atende os estados de SC, RS e PR. Sendo referencia em SC com entrega em até 1 dia util.

- Esse tipo de plataforma virou modelo de negócio no segmento, trazendo outros clientes para a Aethos Sistemas interessado no produto.

- Além da Loja virtual B2B a empresa também utiliza o nosso ERP, trabalhando 100% integrados, controlando estoque, endereçamento de pedidos, faturamento, notas fiscais, RH, expedição e logística.

A Aethos Sistemas recebe 2% de todo faturamento que passa pela plataforma mais uma mensalidade fixa por usuário (cliente cadastrado).

Area

Tecnologia

Categoria do case

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

Instituições

AETHOS SISTEMAS LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

LUAN TAVARES