Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Guia de Sobrevivência

Resumo do Case

O Guia de Sobrevivência nasceu da observação da necessidade de inovar e de preparar nossos estudantes do Ensino Médio do Colégio Alpha não apenas para os melhores resultados nos vestibulares, mas também para as questões práticas q
ue a vida adulta impõe.

De acordo com *Spanhol (2011), “Preparar um jovem para a vida adulta implica instrumentalizá-lo para a tomada de consciência de sua capacidade e seu potencial. E, assim, assumindo com responsabilidade o protagonismo da sua própria história”.
Na concepção da vida moderna, ser adulto se define através de acontecimentos como a saída da casa da família de origem, o investimento em um trabalho ou uma formação profissional, com a entrada no mercado de trabalho, a independência financeira, a autonomia e, posteriormente, a possibilidade de formar seu próprio núcleo familiar.

É baseado nesses fatores que o Guia de Sobrevivência vêm colaborar com a autonomia e tranquilidade dos jovens estudantes do Colégio Alpha, preparando-os para diversas situações que poderão enfrentar num futuro breve. É o conhecimento prático do dia a dia que assume seu papel pedagógico.

O Guia de Sobrevivência é dividido em módulos, onde cada módulo contempla um aprendizado prático específico. Os estudantes conhecem a temática antecipadamente e realizam sua inscrição de acordo com seu interesse.

Descrição dos módulos:

Meu Primeiro Emprego:
Este módulo proporciona aos alunos a oportunidade de construir um currículo e participar de simulações de entrevistas de emprego, conduzidas por uma profissional do departamento de Recursos Humanos do próprio colégio. Com isso, os estudantes adquirem habilidades essenciais para ingressar no mercado de trabalho, como elaboração de currículos e desenvolvimento de habilidades de comunicação e apresentação pessoal.

Oficina Mecânica:
Neste módulo, realizado na renomada Oficina Mecânica Eletrovel, os alunos são guiados por dois profissionais especializados, aprofundando-se na habilidade prática de trocar um pneu de automóvel, além de adquirirem noções fundamentais sobre o funcionamento básico de um motor. Com essa experiência, os estudantes desenvolvem autonomia para lidar com contratempos comuns no dia a dia, como problemas mecânicos em seus veículos, preparando-os para situações imprevistas que possam surgir.

Culinária Básica:
Neste módulo conduzido pela chef de cozinha Milena Benfatti, os alunos são introduzidos aos fundamentos da culinária básica. Através do preparo de pratos simples, como arroz, feijão, ovos fritos e bife, os estudantes ganham autonomia na cozinha, essencial para aqueles que buscam independência ao ingressarem em uma faculdade distante de casa.

Pequenos Reparos:
Neste módulo, os alunos aprendem a realizar pequenos reparos domésticos, como trocar uma lâmpada, consertar vazamentos de canos, fazer pinturas em paredes e instalar quadros. Essas habilidades práticas capacitam os estudantes a lidar com imprevistos e situações cotidianas em suas residências, promovendo sua autonomia e independência no cuidado do lar.

Primeiros Socorros:
Em colaboração com a empresa Onze Consultoria, os alunos recebem instruções vitais sobre primeiros socorros. Aprendem a utilizar equipamentos como torniquetes e a agir em situações de engasgamento, quedas e outras emergências médicas. Com essas habilidades, tornam-se capazes de oferecer assistência imediata e eficaz em situações de crise, podendo salvar vidas em momentos cruciais.

Prevenção de Incêndio:
Este módulo, realizado em memória aos 10 anos da tragédia da Boate Kiss, envolveu a participação dos professores de História, Química e Biologia do Colégio Alpha. Os alunos foram instruídos sobre as causas e efeitos de incêndios, materiais de combustão, impactos da fumaça no organismo e medidas preventivas. Assim, adquirem conhecimento teórico e prático para minimizar riscos e agir com segurança em situações de incêndio, fortalecendo sua capacidade de prevenção e resposta em qualquer ambiente que estejam.

Sobrevivência na Mata:
Sob a orientação de um professor especialista em Geografia, os estudantes exploram noções cruciais de sobrevivência na mata. Aprendem técnicas de orientação, construção de abrigos, identificação de alimentos e procedimentos para buscar socorro. Com essa experiência, desenvolvem habilidades essenciais para enfrentar situações de emergência em ambientes naturais, promovendo sua autonomia e segurança ao explorar o mundo exterior.

Educação Financeira:
A educação financeira é fundamental para que os alunos aprendam a gerir suas finanças de forma responsável. Neste módulo, os alunos recebem orientações de um professor especialista na área sobre como controlar seus gastos, utilizar planilhas e explorar ferramentas de investimento. Essas habilidades os capacitam a tomar decisões financeiras conscientes, viabilizando seus objetivos e preparando-os para os desafios econômicos da vida adulta.

Segurança Escolar:
Em parceria com a Onze Consultoria, este módulo visa preparar os estudantes para enfrentar emergências dentro do ambiente escolar. Através de instruções sobre rotas de fuga, procedimentos em casos de ataques e técnicas de autodefesa, os alunos adquirem confiança e capacidade de reação diante de situações adversas, garantindo sua própria segurança e a de seus colegas.

O Guia de Sobrevivência não é um projeto engessado, mas sim um projeto que se renova a cada ano, sempre inovando nos temas e ações propostos de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes.





Objetivo geral e específico

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o Guia de Sobrevivência como uma ferramenta educativa e prática para os estudantes do Ensino Médio do Colégio Alpha, visando prepará-los não apenas para o sucesso nos vestibulares, mas também para os desafios e responsabilidades da vida adulta, promovendo sua autonomia, consciência de capacidades e potenciais, e habilidades para enfrentar diversas situações do cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio ao ingressarem na vida adulta, por meio de pesquisa e análise de dados.

2. Elaborar conteúdos abrangentes e relevantes para o Guia de Sobrevivência, que abordem questões práticas relacionadas à independência financeira, vida profissional, gestão do tempo e emocional, entre outros aspectos essenciais.

3. Estruturar o Guia de Sobrevivência de forma didática e acessível, utilizando linguagem adequada ao público-alvo e recursos visuais que facilitem a compreensão e a aplicação dos conteúdos;

4. Promover atividades práticas e simulações que permitam aos estudantes do Colégio Alpha desenvolverem habilidades essenciais para lidar com situações do cotidiano, como gerenciamento de finanças, entrevistas de emprego e preparação de currículo, noções de mecânica, culinária básica, pequenos reparos domésticos, defesa pessoal, entre outros;

5. Avaliar periodicamente a eficácia do Guia de Sobrevivência, por meio de feedback dos estudantes e acompanhamento de seu desempenho e progresso na aplicação dos conhecimentos adquiridos;

6. Estimular a reflexão e o protagonismo dos estudantes em relação ao próprio futuro, incentivando a busca por novos aprendizados, o desenvolvimento de projetos pessoais e a construção de uma visão positiva e proativa sobre a vida adulta.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

O case do Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha é um exemplo notável de inovação educacional, que visa preparar os estudantes não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para as demandas práticas da vida adulta. Ao perceber a necessidade de uma abordagem mais abrangente na formação dos alunos, o Colégio Alpha implementou esse projeto, que se destaca por sua natureza dinâmica e adaptável.

A inovação se manifesta em diversos aspectos do Guia de Sobrevivência. Em primeiro lugar, a concepção do projeto é inovadora ao reconhecer que a educação deve ir além do ensino tradicional, abordando habilidades práticas essenciais para a vida cotidiana dos estudantes. Isso reflete uma compreensão atualizada do papel da escola na formação integral dos alunos.

Além disso, a estrutura modular do Guia de Sobrevivência demonstra uma abordagem flexível e personalizada, permitindo que os alunos escolham os módulos de acordo com seus interesses e necessidades individuais. Essa flexibilidade promove o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais relevante e significativo para eles.

Outro aspecto inovador é a parceria com profissionais especializados e empresas externas, como a Onze Consultoria e a Oficina Mecânica Eletrovel. Essa colaboração amplia o escopo do aprendizado, proporcionando aos alunos acesso a conhecimentos e experiências além do ambiente escolar convencional.

Além disso, o Guia de Sobrevivência se destaca por sua constante evolução e adaptação às necessidades e interesses dos estudantes. A cada ano, novos temas e ações são incorporados, garantindo que o projeto permaneça relevante e atualizado.

Em resumo, o Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha é um exemplo inspirador de inovação educacional, que redefine o conceito de preparação para a vida adulta. Ao integrar habilidades práticas, parcerias externas e uma abordagem flexível, o projeto demonstra como as escolas podem responder de forma criativa e eficaz aos desafios do mundo contemporâneo.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

Para atingir os objetivos propostos pelo Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha, foram implementadas várias estratégias e soluções inovadoras, que podem ser divididas em diferentes fases:

1 - Identificação das Necessidades e Desafios dos Alunos:

- Realização de pesquisa e análise de dados para identificar as principais demandas enfrentadas pelos estudantes do Ensino Médio ao se prepararem para a vida adulta.
- Levantamento das áreas em que os alunos necessitam de mais apoio e preparação, indo além dos conteúdos acadêmicos tradicionais.

2 - Concepção do Guia de Sobrevivência:

- Desenvolvimento de uma abordagem inovadora e abrangente, reconhecendo a importância de preparar os alunos não apenas para os vestibulares, mas também para as exigências práticas da vida adulta.
- Definição da estrutura modular do guia, permitindo que os alunos escolham os módulos de acordo com seus interesses e necessidades específicas.

3 - Estabelecimento de Parcerias Externas:

- Firmamento de parcerias com empresas e profissionais especializados, como a Onze Consultoria e a Oficina Mecânica Eletrovel, para oferecer aos alunos experiências práticas e conhecimentos além do ambiente escolar tradicional.
- Integração de profissionais de diversas áreas para enriquecer os módulos do guia e proporcionar aos alunos uma visão holística das habilidades necessárias para a vida adulta.

4 - Desenvolvimento e Implementação dos Módulos:
- Elaboração de conteúdos abrangentes e relevantes para cada módulo, contemplando temas como mecânica automotiva, segurança escolar, primeiros socorros, prevenção de incêndios, culinária básica, sobrevivência na mata, preparação para o emprego e pequenos reparos domésticos.
- Realização de atividades práticas e simulações para permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos e desenvolvam habilidades essenciais para lidar com situações do cotidiano.
5 - Avaliação Contínua da Eficiência do Guia:
- Coleta de feedback dos alunos para avaliar a eficácia do guia na preparação para a vida adulta.
- Acompanhamento do desempenho e progresso dos alunos na aplicação dos conhecimentos adquiridos nos módulos do guia.

6 - Inovação Contínua e Renovação do Guia:

- Atualização constante dos temas e ações propostos pelo guia de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.
- Adaptação do guia para incorporar novas tecnologias, tendências e mudanças sociais, garantindo sua relevância e eficácia ao longo do tempo.

Em resumo, o Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha demonstra um compromisso genuíno com a inovação educacional, oferecendo aos alunos uma preparação abrangente e prática para a vida adulta, por meio de parcerias, atividades diversificadas e uma abordagem flexível e adaptável.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Os resultados qualitativos e quantitativos do Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha refletem o sucesso e a eficácia deste programa inovador na preparação dos estudantes para os desafios da vida adulta. Com uma média de participação de cerca de 70% dos alunos em diferentes módulos, o impacto positivo do guia pode ser observado em várias áreas:

Resultados Qualitativos:

Engajamento dos Alunos: A alta participação dos alunos nos diferentes módulos demonstra um alto nível de engajamento e interesse por parte dos estudantes. Isso sugere que o Guia de Sobrevivência conseguiu despertar a curiosidade e a motivação dos alunos para aprender habilidades práticas essenciais para a vida adulta.

Feedback Positivo: A coleta de feedback dos alunos revela uma resposta geralmente positiva em relação ao conteúdo e à estrutura dos módulos. Os estudantes reconhecem o valor das experiências práticas oferecidas pelo guia e expressam satisfação com a oportunidade de aprender habilidades úteis para o seu futuro.

Desenvolvimento de Habilidades: Os alunos relatam ter adquirido habilidades práticas e conhecimentos relevantes para situações do cotidiano, como mecânica automotiva, primeiros socorros, culinária básica e prevenção de incêndios. Isso sugere que o Guia de Sobrevivência está cumprindo seu objetivo de preparar os alunos para os desafios da vida adulta.

Autonomia e Confiança: A participação nos módulos do guia tem contribuído para o desenvolvimento da autonomia e da confiança dos alunos. Eles se sentem mais preparados para lidar com situações adversas e têm maior segurança em suas habilidades práticas e de tomada de decisão.

Resultados Quantitativos:

Taxa de Participação: Com uma média de participação de cerca de 70% dos alunos em diferentes módulos, o Guia de Sobrevivência demonstra um alto nível de adesão por parte dos estudantes. Isso indica um amplo alcance e interesse na proposta do programa.

Avaliação de Desempenho: O acompanhamento do desempenho e progresso dos alunos nas atividades dos módulos revela uma melhoria significativa nas habilidades práticas e na compreensão dos conceitos abordados. Os alunos demonstram uma maior capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais.

Feedback dos Professores: O feedback dos professores envolvidos na implementação dos módulos também é positivo, destacando o impacto positivo do Guia de Sobrevivência na formação integral dos alunos. Os professores observam uma maior participação e engajamento dos estudantes nas atividades propostas.

Em resumo, os resultados qualitativos e quantitativos do Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha evidenciam sua eficácia na preparação dos alunos para os desafios da vida adulta. A alta participação, o feedback positivo e o desenvolvimento de habilidades práticas indicam que o programa está cumprindo seus objetivos e contribuindo para o crescimento e sucesso dos estudantes.

Area

Educação

Instituições

deschamps sistemas de ensino eireli - Santa Catarina - Brasil

Autores

MILENA DESCHAMPS BENFATTI