Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Desenvolvimento e colocação no mercado da Plataforma Multifuncional Safety Gestão de Saúde para automatização do processo de permissões de trabalhos especiais (PTE), coleta e análise de dados de form

Resumo do Case

Otimizar a redução no tempo de liberação de funcionários e terceiros quando da necessidade de triagem para atendimento às normas brasileiras de saúde e segurança do trabalho, levando o médico e o engenheiro do trabalho ao encontro do colaborador, evitando o deslocamento e perda de tempo de produção com o uso de um equipamento multifuncional com inteligência artificial, integrado a um sistema de análise e triagem dados com gestão em nuvem.
Dados aferidos:
Peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de massa corporal (IMC) e Índice Gordura Corporal (IGC).

Objetivo geral e específico

Objetivo geral:
Diminuir o tempo de liberação de funcionários que realizam trabalhos especiais, com risco, além de otimizar os processos de medicina preventiva com foco na saúde e segurança dos colaboradores.

Objetivos específicos:
1. Facilitar o controle de documentos e liberações a distância;
2. Criar um ambiente com cultura do cuidado da saúde do funcionário de forma preventiva;
3. Gerar dados e, por consequência, informações da saúde dos funcionários, através do uso da Plataforma Multifuncional Safety Gestão de Saúde
4. Criar um novo nicho de mercado a TeleWorld.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

1. Diminuir o tempo de liberação de funcionários que realizam trabalhos especiais, com risco:
a. Implantação do equipamento Multifuncional K8 no local do trabalho, de forma autônoma o funcionário por meio de crachá se identifica e faz suas aferições em 1:45 minuto,
b. Por mensagens de voz e imagens o processo de uso do equipamento é autônomo, não necessitando presença de funcionários da área da saúde, ocorrendo diminuição de tempo e mão de obra.
2. Facilitar o controle de documentos e liberações a distância
a. Implantação de sistema automatizado no qual o médico insere os parâmetros ideais para o trabalho de risco, como por exemplo, pressão ideal deve ser igual ou menor a 12x8, peso inferior a 100 quilos. Tudo isso sem deslocamento ao ambulatório: o próprio funcionário faz a análise e o médico recebe as informações por sistema ou aplicativo.
b. Engenheiro do Trabalho também insere os dados referentes aos funcionários no sistema (documentação necessária e datas de validade) e, quando usa equipamento, o mesmo se comunica com o sistema que analisa as validades e outros, liberando ou não ao trabalho de risco.
c. Somente irão se deslocar ao ambulatório os funcionários que apresentaram aferições fora do padrão estabelecido ou documentação não regular.
3. Criar um ambiente com cultura do cuidado da saúde do funcionário preventivamente;
a. Mudando a imagem: médico vai ao encontro do funcionário (e não o contrário). Isso só ocorre por meio da inovação de levar um equipamento com IA ao local de trabalho, de forma a antecipar as informações ao médico e este procura o funcionário caso haja algum problema identificado pela IA;
b. Conhecendo parâmetros de saúde, a indústria pode criar ações preventivas (de combate a obesidade, hipertensão e outros) e atender a legislação ao mesmo tempo;
c. Conhecendo os grupos de riscos, é possível desenvolver estratégias e ações focadas na saúde e bem-estar dos funcionários,
4. Gerar dados e, por consequência, informações da saúde dos funcionários, através do uso da Plataforma Multifuncional Safety Gestão de Saúde;
a. Quem e quantos são os funcionários pré hipertensos ou hipertensos?
b. Quem e quantos são os funcionários com obesidade?
c. Quem e quantos são funcionários com taquicardia?
d. Quem e quantos são funcionários com Índice de massa corporal elevados?
e. Quem e quantos são os funcionários com índice de gordura elevados?

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

De maneira geral foram realizadas algumas etapas, como segue:
1. Conhecimento e estudo do problema e dores do cliente (normalmente a demora e perda de tempo produtivo para aferir dados de saúde que são necessários para liberar um ou outro colaborador para o trabalho);
2. Desenvolvimento focado na resolução do problema com a premissa da solução ser autônoma;
3. Testes de mercado e melhorias inseridas com feedback de clientes, como: inserção também da visão de prevenção de saúde, conhecimento dos índices de todos e não somente segurança do trabalho;
4. Piloto em indústrias da região de Florianópolis (SC), onde está localizada a sede da TeleWorld hoje;
5. Treinamento das equipes comercial e técnica da empresa;
6. Campanhas de marketing e participação em feiras focadas em saúde e segurança do trabalho;
7. Início da comercialização em todo território brasileiro;
8. Comercialização baseada em locação, gerando recorrência e garantia para crescimento sustentável da nossa organização.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Para os clientes:
1. Redução no tempo de aferições para permissão de trabalho em até 80%, tempo médio por funcionário era de 34 a 45 de minutos, passou a ser de até 5 minutos. Variando de cliente para cliente. Quando imaginamos uma empresa com 300 funcionários, por exemplo, temos uma redução importante na perda de tempo de liberação, aumentando assim a produtividade dos colaboradores
2. Liberação da área de ambulatórios para outros serviços, somente 5% dos usuários agora se deslocam para ambulatório; os demais o próprio equipamento faz a liberação. Quando imaginamos a mesma empresa com 300 funcionários, por exemplo, não é mais necessária uma estrutura de médicos, enfermeiros e ambulatório para dar vazão ao atendimento de todos – apenas aos 5% dos usuários com algum desvio identificado pela IA;
3. Gestão de documentos como treinamento e NR´s passaram a ser mais ágeis e assertivos, não havendo necessidade de manuseio de documentos, pois o próprio sistema faz análise de validade.
4. Em função da implantação da solução Plataforma Multifuncional Safety Gestão de Saúde um cliente com 300 aferições/dia para liberação de segurança do trabalho deixou de gastar R$57.990,00 mês com a estrutura.
Base de cálculo:
● 300 aferições/dia
● Valor hora R$ 18,18
● Tempo anterior a implantação: 34 minutos
● Tempo pós-implantação: 5 minutos
● Número de dias úteis: 22 dias

5. Conhecimento dos grupos de risco da empresa: algo de imenso valor para gestão de saúde preventiva, já que os responsáveis têm em mãos dados para tomada de decisões assertivas e planejamento de estratégias de onde focar os esforços e recursos para ter uma melhor eficiência na saúde das pessoas.
6. Com solução em uso e ações de saúde ocorre uma diminuição de sinistralidade de planos de saúde, por atender funcionários no ambulatório antes do uso deste benefício;
7. Imagem positiva diante do mercado, com uma boa reputação da empresa em ter preocupação com a saúde e bem-estar dos colaboradores. Na prática, a empresa deixa de atender somente a legislação e passa a ter uma visão holística de todo o quadro de saúde dos funcionários.

Para a TELEWORLD.
Abertura de mercado na área da saúde, comercialmente e também de forma técnica;
Criação na empresa de cultura de desenvolvimento contínuo e melhor adaptação às mudanças do mercado;
Criação na empresa de cultura de processos bem definidos, implantação do processo de gestão de qualidade estruturado, motivado por exigências do mercado de saúde;
Crescimento de 15,2% no faturamento geral da empresa em 2023, com aumento dos clientes na área da saúde;
Internacionalização da empresa por novas demandas de clientes na área da saúde, principalmente em países como Chile, Bolívia, Colômbia e Peru.

Imagens: Download em
https://drive.google.com/drive/folders/1QbLT6trPU-oQX3G7xShtVBS0KQIpFZGM

Area

Indústria

Instituições

TELEWORLD EQUIPAMENTOS E SERVICOS LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

AEXANDRE ROBSON DE SOUZA