Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Clube do Livro

Resumo do Case

Iniciado em 2020, mensalmente, a área de Gente & Gestão seleciona um Livro que será oferecido aos Líderes e Talentos das empresas do Grupo Cottonbaby (Cottonbaby, Clin Off e NA Silveira).

Os Líderes e Talentos se empenham em ler a obra preparando-se para uma reunião de 2 horas em que o tema é debatido.
A participação se dá de forma híbrida. Parte dos profissionais participam presencialmente, enquanto outros participam virtualmente, conforme disponibilidade de agenda.

Para iniciarmos, utilizamos o "método cumbuca": todos os nomes são colocados numa "cumbuca" e um deles é sorteado para iniciar a explanação sobre suas impressões, conexões com a prática do dia-a-dia e conhecimentos adquiridos a partir da leitura do livro. Em seguida, os demais colegas complementam até que todos ofereçam sua contribuição. Ao final do encontro, o sorteado no início da reunião faz o fechamento e a Gerente de Gente e Gestão apresenta o livro que será trabalhado no mês seguinte. O mesmo é entregue aos participantes e novo encontro é agendado.

Há 3 times que totalizam 51 pessoas, sendo:
1. Time em São José/SC de Diretores e Gerentes: 15 pessoas
2. Time em São José/SC de Coordenadores, Supervisores e Talentos: 22 pessoas
3. Time em Oliveira/MG de Gerente, Coordenador, Supervisores e Talentos: 14 pessoas

Já são mais de 40 títulos ao longo destes anos, dos mais diversos temas: Pessoas, Liderança, Ansiedade, Planejamento, Negócios, Biografias, entre outros. Todos muito discutidos ao longo das 2 horas de encontro e que deixam suas marcas reverberando nas atitudes cotidianas.

Objetivo geral e específico

Objetivo Geral:
Favorecer a evolução da empresa através da integração e do desenvolvimento dos colaboradores estimulando a criatividade, a imaginação, a análise e o pensamento críticos. E, por conseguinte, melhorar o indicador de leitura do brasileiro.

Objetivos Específicos:
1. Oferecer maior integração entre os Líderes e Talentos das empresas, favorecendo o relacionamento interpessoal e melhorando a comunicação entre as áreas.
2. Incentivar o hábito da leitura de títulos e autores diversos entre nossos profissionais estimulando o autodesenvolvimento de forma leve, compartilhando ideias, opiniões, experiências e conhecimento.
3. Promover o desenvolvimento das equipes de cada área a partir do conhecimento adquirido com a leitura e os debates proporcionados entre os Líderes e Talentos participantes do Clube do Livro sobre o tema e assuntos que permeiam a obra.
4. Estimular o hábito da leitura, indiretamente, daqueles com quem os colaboradores se relacionam através do exemplo.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

Apesar de este tipo de clube ter se popularizado especialmente nas últimas décadas, com o envolvimento de grandes editoras, a sua origem é muito mais remota. Os clubes do livro retomam aos salões literários parisienses, dos séculos XVII e XVIII, e brasileiros, dos séculos XIX e XX.

A ferramenta Método da Cumbuca é uma ótima opção. A técnica consiste na formação de pequenos grupos, que se reúnem em encontros rápidos e periódicos, para discutir conteúdos que exercem impacto positivo sobre algum tema escolhido. Serve para que os próprios colaboradores adquiram novos conhecimentos. A metodologia é descrita originalmente no livro "O verdadeiro Poder", lançado em 2009 e também comentado no livro "Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia", publicado em 2013, ambos de Vicente Falconi.

Segundo a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, cerca de 52% dos brasileiros têm o hábito da leitura. Entretanto, também afirma que o número pode parecer positivos, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro costuma ler cerca de 04 livros por ano, o canadense lê 12, o que indica que podemos e devemos estimular o hábito da leitura.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas que afastam o brasileiro da leitura, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. “Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.” Para isto, a Cottonbaby identifica o tema que deseja trabalhar e presenteia os colaboradores envolvidos com as obras.

Ainda, segundo a pesquisa citada anteriormente, os brasileiros costumam usar seu tempo livre para outras atividades como whatsapp, internet, televisão. Luiz Rohden explica que “a leitura demanda um esforço, uma concentração, uma dedicação, que muitas vezes nós não temos. Então esse espírito de rapidez, de agilidade, que as mídias nos colocam, ela nos impede de ter um tempo de maturação, onde possamos ruminar nesse sentido”.

A Cottonbaby entende que a leitura só se tornará um hábito com o próprio exercício da leitura. A leitura estimula a criatividade, além da análise e pensamentos críticos que a empresa compreende como fator determinante para a evolução que almeja, pois mente estimulada é mente ativa e imaginativa.

Ao mesmo tempo que a Cottonbaby estimula o hábito da leitura internamente, entende que “o exemplo arrasta”. Então, paralelamente a este movimento, estimulará também aqueles com quem os colaboradores envolvidos se relacionam, melhorando o indicador brasileiro.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

No início houve resistência de alguns colaboradores. As alegações de falta de tempo, causaram a faltas de alguns profissionais em alguns encontros. Em 2023, houve uma baixa significativa num dos grupo do Clube do Livro, o que nos levou a implementar regras pontuais com o objetivo de mantermos a permanência de todos:

1. Compreendendo as motivações das ausências
2. Renovando o estilo e temas das obras
3. Adotando lista de presença para acompanhamento
4. Orientando o envio de resumo escrito ou oral por participantes em eminência de ausência justificada

Ações simples e assertivas repassadas aos times que permitiram turmas completas nos encontros e maior satisfação de todos os envolvidos.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Resultados Quantitativos:
1. Hoje, são 51 profissionais participantes: 1 CEO, 2 Diretores, 12 Gerentes, 03 Coordenadores, 17 supervisores e 16 Talentos.
2. Já foram lidos mais de 40 títulos ao longo dos anos, entre eles temas sobre Gestão de Pessoas, Liderança, Ansiedade, Planejamento, Negócios, Biografias, Diversidade, entre outros.
3. Em 2023, foram oferecidos vários títulos lidos e discutidos pelos 3 times de Clube do Livro, entre eles:
- A Jornada da Transformação Digital: Luis Lobão e Carlos Zilli
- Pequeno Manual Antirracista: Djamila Ribeio
- A Tríade do Tempo: Christian Barbosa
- O Poder da Autorresponsabilidade: Paulo Vieira
- A Coragem para Liderar: Brenè Brown
- O Poder da Ação: Paulo Vieira
- A Coragem de ser Imperfeito: Brenè Brown
- As 5 Linguagens do Amor: Gary Chapman
- O Homem mais rico da Babilônia: George S. Clason
- Pipeline da Liderança: Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel
- Felicidade dá Lucro: Márcio Fernandes
- Lidando com a Ansiedade: Stefan G. Hofmann
- Preciso saber se estou indo bem!: Richard L. Williams
- O Monge e o Executivo: James C. Hunter
- Responsabilidade Extrema: Jocko Willink e Leif Babin

Resultados Qualitativos:
1. Comunicação e Integração: Criamos um ambiente saudável de debates, onde todos tem a oportunidade de falar e serem ouvidos.
2. Relacionamento Interpessoal: a proximidade que as 2 horas de encontro e as experiências compartilhadas, aproximam as pessoas gerando um ambiente de confiança e respeito mútuos.
3. Desenvolvimento e Autodesenvolvimento: com as leituras, os profissionais se desenvolvem em conhecimento, estimulando a prática dos temas aprendidos. Além, de estimular o hábito da leitura associada à rotina de trabalho.
4. Fortalecimento do cumprimento de nossas diretrizes organizacionais através da discussão de temas pertinentes. Buscamos livros que façam sentido para a organização e que reforcem nossos 05 Manifestos:
- Planejamos nosso sucesso
- Cumprimos o acordado
- Falamos o que precisa ser dito
- Ajudamos uns aos outros
- Evoluímos

Area

Educação

Instituições

HIGIE PLUS COTTONBABY INDUSTRIA E COMERCIO LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

Leandro Nelson da SILVEIRA