Dados do Case
Título
Bullying tá fora de moda!
Resumo do Case
O ano de 2023 foi marcado infelizmente, por vários acontecimentos de atentados contra escolas do Brasil e do Mundo. Um dos maiores indicadores dessa problemática é o Bullying, as marcas deixadas na infância e adolescência. No ambiente escolar, crianças e adolescentes com as mais diversas características convivem de forma intensa. Estão mais suscetíveis a manifestações perturbadoras, transgressões e indisciplinas. O Bullying acontece de forma silenciosa e requer atenção especial. Bullying tá fora de moda!
A palavra bullying é derivada do verbo inglês “bully” que significa usar a superioridade física para intimidar alguém, ações baseadas na força e no poder. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras.
O Colégio Criativo lançou uma campanha e estruturou um projeto para debater e ter ações e discussões abertamente sobre a problemática.
Fomos pioneiros na inovação com abordagem de uma situação que circula os educandos por décadas. Diante das discussões que tomaram conta da sociedade, refletimos de como criar um valor competitivo para a marca Colégio Criativo, trazendo a segurança para toda a comunidade escolar.
O Bullying nas escolas pode ocorrer de várias maneiras, incluindo agressão física, verbal, exclusão social, disseminação de rumores ou fofocas, intimidação online (cyberbullying) e coerção. Essas ações geralmente são repetidas ao longo do tempo e envolvem um desequilíbrio de poder, onde o agressor possui mais poder ou status que a vítima. Estudos indicam que as simples “brincadeirinhas de mau-gosto”, causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento humano. Mesmo sendo um fenômeno antigo, mantém ainda hoje um caráter oculto, pelo fato de as vítimas não terem coragem suficiente para uma possível denúncia. Isso contribui com o desconhecimento e a indiferença sobre o assunto por parte dos profissionais ligados à educação. Pode ser manifestado em qualquer lugar onde existam relações interpessoais, principalmente na escola e no ambiente familiar. O Bullying é uma das maiores causas de perdas de alunos nas escolas, pois trocam de instituições em busca de um ambiente saudável e seguro. O Bullying também acontece entre os colaboradores e é uma das causas de desligamentos da empresa e deve ser combatido, pois as pessoas querem exercer a sua profissão em ambientes sem discriminações e que privilegiam a cultura da paz.
Nosso case apresentará como o Colégio Criativo vestiu a camisa contra o Bullying. Bullyng tá fora de moda!
https://www.youtube.com/watch?v=pexyo9Nauc4
Objetivo geral e específico
Objetivo geral:
Facilitar uma ação magnífica de estratégia de comunicação e promoção de serviços para criar demanda de atrair e fidelizar os estudantes com estratégias para o desenvolvimento da empatia, respeito às diferenças, segurança e solidariedade focada na cultura da paz de combate ao BULLYING.
Objetivo Específico:
Agregar valor ao Colégio Criativo com campanhas importantes e atuais.
Estimular a criatividade como um potencial competitivo em relação ao mercado educacional.
Promover uma comunicação assertiva com o apoio do marketing educacional sobre a sistemática de combate ao bullying, gerando um clima de confiabilidade e por consequência trazendo segurança e impactos positivos na instituição, que gera aprendizado, fidelização dos alunos, visibilidade e crescimento da instituição.
Combater o Bullying através de um programa de prevenção e intervenção com ações pedagógicas diferenciadas que se destacam.
Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’
Utilizando o marketing para além de conquistar e reter novos clientes, o Colégio Criativo promoveu uma revolução de combate ao Bullying na comunidade escolar.
Parceria com Agência de Marketing - A agência Core DGTL atuou com o Colégio Criativo promovendo uma comunicação inovadora, efetiva atendendo nossas necessidades de falar sobre o tema de uma forma transparente, pois percebemos em nosso meio educacional um tabu ao abordar o assunto de forma contínua e abrangente. Muitas peças foram criadas. O marketing digital foi atuante.
Formação da Equipe e o Endomarketing - O endomarketing foi igualmente inovador, convidando os educadores para vestirem a camisa do combate ao Bullying, incluímos desde porteiro ao gestor administrativo nessa ação, proporcionando que eficazmente estivessem aptos e instrumentalizados para auxiliar os estudantes. Professores foram sensibilizados para conversar e contar suas experiências com o Bullying. Depoimentos:
https://www.instagram.com/p/CtXmC38tH_n/
https://www.instagram.com/p/CvHz2PZgVyS/
Processos internos e produtos - Equipe, vestindo a camisa: Criamos uma camiseta que contempla várias frases de conscientização sobre o Bullying incentivamos nossa equipe há usar todas as semanas nas segundas e quintas, durante o ano de 2023 e nos eventos, como Mostra Cultural - CCI, Festa da Família e outros que envolviam toda a comunidade escolar
Frases das camisetas: Bullying eu não curto; Bullying zero; Bullying tá fora de moda; Bullying é muito nada a ver, Bullying é malzaço; Bullying está cancelado e Bullying I don’t like.
Junto com as camisetas veio o desafio aos professores de criarem para suas turmas projetos inovadores, utilizamos o whatsapp da equipe para lançarmos o desafio.
Participação das Famílias
Lançamento oficial da Campanha Contra Bullying com pais e alunos presentes durante um momento Cívico.
Texto de apresentação aos pais: O Colégio Criativo lança oficialmente uma campanha de conscientização contra o bullying com o tema “Se não gosta com você, não faça com os outros. A iniciativa foi criada a fim de esclarecer, alertar e combater o bullying e o cyberbullying, com o objetivo principal de diminuir o índice de casos. O bullying é muito associado ao período escolar de crianças e adolescentes, mas, acontece em fases da vida nos mais diferentes locais. Nos últimos anos, isso se tornou um grave problema de saúde pública, onde crianças e jovens sofrem diariamente agressões psicológicas e físicas, proporcionando consequências sérias à saúde física e mental. Depressão, baixa autoestima são algumas das consequências geradas por essas atitudes. Durante o ano de 2023, preparamos diversas ações de conscientização sobre o tema, principalmente nas aulas do My life e Escola da Inteligência, nas redes sociais. A ideia é oferecer diferentes perspectivas sobre as formas de combater este tipo de atitude e conseguir diminuir o número de casos. Teremos várias iniciativas e projetos ocorrendo simultaneamente. Os professores estarão com frases em suas camisetas nas segundas e quintas, para não esquecermos que: Existem brincadeiras saudáveis e brincadeiras sem graça. Temos que entender o limite da zoeira. Todos devem ser respeitados.
Estudantes, treinamento de equipe de ajuda - Pulseira de combate ao Bullying eu não curto # RESPEITO. Os estudantes foram eleitos pelo grupo, como colegas que confiaram em confidenciar denúncias de sofrimento ou prática do Bullying e receberam formação de suas coordenações para prestarem da melhor forma possível ajuda, orientação e solidariedade aos colegas.
Distribuição de lápis com frases da campanha de Bullying eu não curto #RESPEITO
Distribuição da caderneta Bullying não tem graça - Se não gosta com você. Não faça com os outros, onde os alunos expressam os seus sentimentos.
Premiação Projeto Inovador nota 10 - Estimulando a criatividade, colaboração, autonomia e participação das equipes. O melhor projeto recebeu prêmios em viagens e em dinheiro. O projeto escolhido, foi a mão da amizade.
https://www.instagram.com/p/CwOT19CBDEx/
Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case
Discutimos coletivamente sobre o assunto, pois tivemos coragem de abordar o tema de forma sistemática, levando para além dos muros da escola.
1ª Fase - Estruturação - Plano de Ação
O plano de ação foi compartilhado e divulgado envolvendo toda a equipe, desde o funcionário da portaria, educadores, gestão administrativa e pedagógica até a diretoria.
2ª Fase: Formação da Equipe com dados importantes
Para que o projeto fosse eficaz, trabalhamos em primeiro lugar com todos o corpo docente, que incluía também o corpo administrativo da escola. Mostramos os dados, a campanha e formamos pedagogicamente a equipe.
Dados apresentados:
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 23% dos brasileiros declararam ter sofrido bullying em algum momento da sua vida. Assim, nesse cenário, esse tipo de violência se apresenta como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
Essas taxas são muito perigosas, ainda mais se considerarmos que essa depreciação do próximo pode levar a uma auto depreciação, na qual o sujeito que sofre bullying pode aderir a comportamentos prejudiciais a seu bem-estar e crescer com essa dor, caso nunca busque ajuda.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, caracterizando a segunda maior causa de mortes entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, e o bullying pode estar relacionado a essa estatística.
De acordo com um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 150 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos de diferentes países já tiveram alguma experiência de violência dentro ou ao redor da escola envolvendo seus pares.
Além disso, somente no Brasil, 14,8% dos estudantes com idades semelhantes já mencionaram faltar à aula por não se sentirem protegidos dentro e fora do ambiente escolar, e outros 7,4% foram vítimas de bullying.
Na outra ponta, 19,8% dizem já ter praticado essa violência.
Dessa forma, a escola precisa ser vista como um lugar de acolhimento e de escuta para que possa ser um alicerce contra a luta de comportamentos prejudiciais adquiridos por esse problema social.
Algumas de nossas ações, como:
· Inserir o enfrentamento do bullying e a valorização da diversidade durante o ano escolar, para que as reflexões possam acontecer não apenas em períodos, aulas ou atividades específicas;
· Campanhas e/ou práticas solidárias, como, por exemplo, campanhas do agasalho ou arrecadação de alimentos, de forma a engajar a comunidade escolar a solidarizar-se com o próximo;
· Promoção de atividades colaborativas, com o intuito de desenvolver competências e valores que auxiliem os estudantes a respeitar os diversos saberes e momentos das turmas, criando um senso de pertencimento à comunidade;
· Diálogos com a coordenação, de forma a criar um espaço como uma sala de imersão para fazer o bem, que fomente o compartilhamento de experiências, fortalecendo experiências exitosas e positivas para resolução de problemas;
· Incentivar a criação de redes de apoio para pessoas vítimas de violência como a formação de colegas que podem contribuir com a denúncia, entendimento do que pode estar acontecendo, eleição e entrega dos agentes antibulliyng na escola.
· Implementação de ações solidárias, como forma de fortalecer a rede de apoio e a comunidade escolar para a consolidação de uma cultura de paz.
3ª Fase: Vestindo a Camisa
Criamos uma camiseta que contempla várias frases de conscientização sobre o Bullying. Vestíamos todas segundas e quintas, durante todo o ano de 2023 e nos eventos, como CCI, Festa da Família e outros que envolviam toda a comunidade escolar
Frases: Bullying eu não curto, Bullying zero, Bullying tá fora de moda, Bullying é muito nada a ver, Bullyng é malzaço, Bullying está cancelado, Bullying I don’t like.
4ª Fase, Comunicação Assertiva para os Estudantes com peças e acessórios para usarem no dia a dia.
5ª Fase – O que eu sinto? A coleta dos resultados
Coletamos as falas dos alunos sobre tudo que estavam vivendo e sentindo na escola e o quanto impactou suas vidas.
6ª Fase – Deu na Imprensa
A campanha aconteceu de forma estruturada que chamou atenção da imprensa e de muitas famílias que começaram a nos procurar por entender que essa problemática foi assertiva e era esse ambiente escolar que as famílias gostariam de ter para os seus filhos.
https://www.youtube.com/watch?v=_7j7aDBNbjU&t=1s
7ª Fase - Continuação do Projeto, Bullying tá fora de moda e as reuniões contínuadas.
O Colégio Criativo, deu sequência a campanha e inovou com novas peças e reflexões. Todas as semanas a coordenação e direção se reuniam, discutiam uma nova ação e apresentava para a comunidade escolar.
8ª Fase - Avaliação.
Um projeto dessa grandeza precisou ser avaliado em todas as fases e se restruturou conforme os desafios ou sucesso encontrado. Registros foram realizados e foi acrescentado ao PPP, projeto político pedagógico, um capítulo sobre o assunto.
Resultados quantitativos e qualitativos do case
Após 6 meses de implantação do projeto, Bullyng tá fora de moda, enviamos uma pesquisa de satisfação em relação ao ambiente escolar, indagamos sobre a satisfação e segurança do ambiente escolar.
Resultado, .
Educação Infantil, 97% de famílias satisfeitas e seguras.
Depoimento de pais: A Escola acolheu a Olívia de uma forma tão única que não houve resistência da parte da nossa filha em permanecer nesse ambiente com as professoras e os amigos. Sinto que a Olívia foi recebida como parte de uma grande família. A escola apresenta uma forma de ensino que admiramos muito e todos que mantém contato com a Olívia se mostram muito amorosos e dedicados com o desenvolvimento das crianças.
Ensino Fundamental 1, 95% de famílias satisfeitas e seguras.
Depoimento de pais: Indicaria pela humanização do ensino. Nossa preocupação como pais é formar uma cidadã e uma pessoa feliz. Uma profissional ética virá como consequência.
Ensino Fundamental 2, 94% de famílias sartisfeitas e seguras.
Depoimento dos pais: O colégio está a cada dia trazendo novos projetos e melhorando cada vez mais seus processos escutando alunos e pais diferencial junto a outros colégios na nossa opinião.
Ensino Médio, 95% de famílias satisfeitas e seguras.
Depoimento de pais: Ótimos professores, ótima equipe de coordenação e ótima plataforma de ensino. Indico e elogio o colégio quanto aos valores morais; interação e receptividade com as famílias e no atendimento aos pais (sempre fui muito bem acolhida mediante a necessidade de conversa com a escola); estrutura, zelo e capricho com a estrutura física; constante busca de atualização no ensino.
Novas Matrículas
Tivemos 419 intenções de novas vagas para o ano de 2024.
Nas observações dos interessados na matrícula, onde perguntamos qual o motivo de escolher o Colégio Criativo, 53% dos que preencheram a pergunta destacam, o trabalho, o clima de segurança no ambiente escolar, combate ao bullying e inovação. O projeto Bullying tá fora de moda, trouxe impactos grandiosos em todos os sentidos e fortaleceu o nosso crescimento.
Atraímos e retemos alunos, além de fortalecermos a marca e aumentarmos a nossa visibilidade no mercado educacional.
O Bulling tá fora de moda, virou marca de referência no Colégio Criativo.
Area
Educação
Categoria do case
Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores
Instituições
Centro Educacional Criativo, CNPJ, 82788902000107 - Santa Catarina - Brasil
Autores
LÉLIA GAMBA