Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

LUMINOUS, A PLATAFORMA DE IDEIAS C-PACK

Resumo do Case

A empresa C-Pack é referência em inovação de produtos para o mercado cosmético através de suas embalagens no formato de tubos plásticos. Nos últimos anos aproximadamente 20% do seu faturamento carrega soluções inovadoras em seus produtos. Entretanto, a origem das soluções inovadoras historicamente estava restrita aos setores de criação da empresa e diretorias, desta forma distante dos demais colaboradores. Em um trabalho de fortalecimento do pilar da inovação, ficou evidente que os demais colaboradores gostariam de propor soluções inovadoras e para isto foi criado um sistema de coletas de ideias aberto a todos os seus mais de 500 funcionários. Através de um software específico para gerenciar o processo, foi lançado no primeiro trimestre de 2023 a primeira campanha, a qual determinaria qual seria o nome da plataforma, sendo Luminous o nome vencedor. A partir disto a plataforma está em uso com campanhas voltadas para ideias inovadoras para melhorar o produto e o processo C-Pack e com sistema de acúmulo de pontos que geram recompensas aos colaboradores que tem suas ideias enviadas, aprovadas e implementadas.

Objetivo geral e específico

Criar um canal oficial para a sugestão de ideias inovadoras para todos os colaboradores dentro da empresa C-Pack;
Reconhecer as ideias dos colaboradores através de um programa de pontos e recompensas;
Fomentar a cultura da inovação em todos os níveis e setores da empresa.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

Neste sistema de plataforma de ideias o principal foco inicial da campanha era que os colaboradores pudessem sugerir ideias criativas que melhorassem o seu processo e gerassem resultados de redução de custo. Ideias como alterar um processo por meio de um carimbo ao invés de uma folha impressa, reduzir o tempo de setup de uma operação ou até mesmo economia de material de embalagem e redução de resíduos foram implementadas simplesmente pelo fato de ter um canal para propor ideias, um comitê para aprová-las e uma forma de recompensar com prêmios e reconhecimento organizacional.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

O primeiro passo foi dado em 2022 onde a C-Pack identificou através de uma consultoria externa que o pilar inovação era muito forte dentro da empresa, mas estava centralizada, sendo que havia o desejo de colaboradores das demais áreas em participar ativamente de soluções criativas. Ao final de 2022 foi adquirido junto a AEVO o software que faz a gestão de ideias e durante o primeiro trimestre de 2023 a adaptação do modelo C-Pack ao software. O projeto previa premiar cada ideia enviada que tivesse aderência a campanha com 1 ponto. Se ela fosse aprovada pelo comitê como uma ideia passível de estudo de viabilidade a pontuação seria de mais 5 pontos e caso ela fosse implementada mais 15 pontos. Um programa de recompensas foi criado para premiar os colaboradores para trocarem seus pontos por prêmios ou dinheiro. Existe um ranking também que expõe os colaborados mais engajados no programa. A primeira campanha foi a escolha do nome, com o envio de mais de 50 sugestões e a premiação de uma Alexa para o vencedor, sendo Luminous o nome escolhido. O sistema é administrado pelo setor de inovação da empresa junto com o RH, a fim de ter uma visão de inovação alinhada com engajamento pessoal. Com a plataforma em uso, percebe-se uma satisfação pessoal dos colaboradores em serem reconhecidos pelas suas ideias em um âmbito mais abrangente e recompensador.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Desde a implementação da ferramenta, 136 ideias foram enviadas de diversos setores da empresa. Criou-se um canal para alocar as ideias que aconteciam de maneira independente e em planos de ações diversos, melhorando o reconhecimento dos colaborares e recompensando os mesmos. Foi dado visibilidade aos colaboradores criativos e a empresa obteve bons resultados das suas ações. Ao final, a cultura da inovação saiu apenas dos setores criativos e diretorias para todos os colaboradores nos diversos níveis da empresa.

Area

Indústria

Instituições

C-Pack Creative Packaging - Santa Catarina - Brasil

Autores

André Michel Kehrwald