Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

A PRAXIS DO BIOMEDICO FORENSE NO DIAGNOSTICO POST-MORTEM: UM RELATO DE TALCOSE PULMONAR

Palavras-Chave

Biomédico; Forense; Granuloma; Metadona.

Fundamentação/Introdução

Dependentes de drogas intravenosas que injetam medicação triturada destinada ao uso oral podem desenvolver granulomas intravasculares (GI) pulmonares. Tal condição é frequentemente relatada como Talcose Pulmonar (TP). O biomédico habilitado em Histotecnologia Clínica (HC), perfaz técnicas de análise regulamentada pela Resolução 239, de 29.05.14 (Conselho Federal de Biomedicina), está apto a diagnosticar e laudar tal acometimento.

Objetivos

Comparar as técnicas empregadas ao caso de TP integrando a atuação do biomédico HC na análise forense do laudo pericial.

Descrição do caso

Em 2016 no sul do Brasil, um homem de 33 anos foi encontrado em óbito em seu apartamento próximo a apetrechos de injeção e comprimidos de metadona. Encaminhado para o IML da região para análise necroscópica, foram: observados lesões de punção sobre as veias superficiais, realizadas análise toxicológica do sangue resultando em negativo, na observação microscópica de cortes de parafina identificou vários trombos intravasculares pulmonares. Visando um diagnóstico diferencial, uma nova abordagem para GI pulmonares foi executada utilizando-se de técnica morfométrica por meio de um sistema de morfometria (software OPTHD x86, 3.7.5752) onde foram levantados: número de granulomas por mm², perímetro, área, maior diâmetro dos granulomas e maior diâmetro dos corpos estranhos em µm. O estudo analítico foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UNIANDRADE, parecer n. 2.819.668 sob o CAAE n. 95836818.5.0000.5218 e pela instituição coparticipante Polícia Científica do Paraná, Instituto Médico Legal.

Conclusões/Considerações finais

As técnicas utilizadas na identificação dos GI foram efetivas para o diagnóstico de TP. Entretanto, a técnica de morfometria atribuída aos GI e os respectivos corpos estranhos trouxeram resultados incongruentes para padronização, pois demonstrou que os granulomas causados por talco injetado possuem tamanhos diferenciados. Com isso, o emprego desta técnica torna-se complementar para diagnóstico diferencial de TP post-mortem. Levando em consideração todas as técnicas empregadas ao caso, podemos afirmar que o biomédico HC tem relevância na ánalise forense para auxílio na tomada de decisão do laudo pericial, uma vez que as atribuições regulamentadas incluem: processamento de amostras histológicas para análise macroscópica, imunohistoquímica, citoquímica e molecular, técnicas auxiliares de necropsia e análises forenses.

Área

Relato de Caso

Instituições

Centro Universitário Campos de Andrade - Paraná - Brasil, Polícia Científica do Estado do Paraná - Instituto Médico Legal - Paraná - Brasil

Autores

MARILLISE SILVAES MORAES, ALESSANDRA ANDRÉA DA SILVA TETZLAFF, FÁBIO ANTÔNIO TIRONI