Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO POTENCIAL DA AÇAO CICATRIZANTE DO EXTRATO DE FOLHAS DA ESPECIE PIPER AMALAGO L.

Palavras-Chave

piper amalago l., ação cicatrizante, extrato etanoico, feridas

Fundamentação/Introdução

O estado do Paraná apresenta enorme diversidade em plantas utilizadas como medicinais, dentre elas estão alguns representantes da família Piperaceae. Entre as suas espécies de gênero Piper, sendo mais representativo, encontra-se a espécie Piper amalago L. conhecida popularmente como jaborandi-manso, um arbusto que mede de 2 a 7m, podendo ser encontrado no México, América Central e América do Sul.

Objetivos

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial da ação cicatrizante da pomada contendo extrato bruto etanoico obtido das folhas de Piper amalago L.

Delineamento e Métodos

O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, com critérios de inclusão de artigos publicados de 2010 a 2019, utilizando sites de busca como SciELO, Pubmed e Science direct, que continham os descritores: Piper amalago, ação cicatrizante, plantas medicinais.

Resultados

Foram obtidos 52 artigos e destes selecionados 15 para análise, por se encontrarem nos critérios de inclusão. Através destes, verificou-se que o estudo e a análise fitoquímica do extrato etanoico obtido das folhas de P. amalago evidenciou a presença de algumas substâncias como vitexina, que desempenha importante papel na modulação de células envolvidas na inflamação, e lupeol, além de alcaloides, taninos condensados, flavonóis e triterpenos. Essas substâncias demonstraram apresentar ação anti-inflamatória, atividade antioxidante e cicatrizante. Já o chá das folhas de P. amalago é comumente utilizado para o tratamento de pele, ferimentos e queimaduras, agindo como cicatrizante, analgésico e coagulante. Espera-se, portanto, que a pomada contendo extrato bruto etanoico obtido das folhas da planta promova efeitos pró-cicatrização de feridas.

Conclusões/Considerações finais

Através de estudos já realizados, há evidência do potencial cicatrizante do extrato bruto metanólico de P. amalago, para cura de feridas de segunda intenção.

Área

Tema livre

Instituições

UNIVERSIDADE POSITIVO - Paraná - Brasil

Autores

MAIARA DE FATIMA MACHADO, HUGO CATIANO PAES JUNIOR, VERA LUCIA PEREIRA DOS SANTOS, JOAO LUIZ COELHO RIBAS