Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

GESTAO DE HOTELARIA; UM CASO DE HUMANIZAÇAO HOSPITALAR NO HOSPITAL INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA

Palavras-Chave

Gestão; Hotelaria Hospitalar; Humanização; Competências Organizacionais.

Fundamentação/Introdução

A necessidade de se destacar no mercado hospitalar levou as organizações de saúde a considerarem os setores que compõe a hotelaria como unidades de negócios, iniciando em menos de uma década esse novo olhar sobre o potencial de diferencial estratégico para competição no ramo hospitalar. A partir dessa reflexão, surgiu a necessidade de avaliar e conduzir melhorias nos serviços hospitalares já existentes, não somente com fins comerciais mais como forma de apresentar um trabalho de qualidade.

Objetivos

O objetivo da pesquisa é apresentar o processo de construção do modelo de hotelaria implementado pela instituição de saúde.

Delineamento e Métodos

Trata-se de pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso único, tendo como lócus, o Instituto de Neurologia de Curitiba.

Resultados

As entrevistas realizadas contribuíram para a compreensão de aspectos das práticas de gestão da hotelaria conduzida pela instituição.
O time da hospitalidade trabalha como uma peça chave na hotelaria hospitalar, envolvendo a equipe multidisciplinar da instituição. Há uma ligação entre os setores para contribuir para que os pacientes venham esquecer, mesmo que por um tempo curto, suas dores, patologias e insatisfações. Para isso
a instituição realiza ações direcionadas também aos funcionários com atividades onde há o reconhecimento do colaborador com gratificações de acordo com a satisfação e opiniões dos pacientes.

Conclusões/Considerações finais

A hospitalidade têm o objetivo em surpreender e encantar o paciente internado desde sua chegada na recepção até sua alta, apresenta projetos onde se mostra interesse em proporcionar qualidade e atividades voltadas ao atendimento humanizado para com os pacientes.

Área

Tema livre

Autores

Roseli DELFINO, PAULA SUEMI SOUZA KUABARA