Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

A INFLUÊNCIA GENÉTICA EM USUÁRIOS DEPENDENTES DE CRACK: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-Chave

crack; genética; hereditariedade.

Fundamentação/Introdução

O mecanismo de dependência de drogas de abuso está sendo estudado a duas décadas. Considerada uma doença multifatorial a dependência química está relacionada a etiologias variadas: (i) psicológicas; (ii) fisiológicas; (iii) farmacológicas; (iv) genéticas e (v) ambientais; O índice de usuários ou adictos de Crack da população brasileira é de 0,7%, desta forma a dependência química é tratada como um agravo na saúde pública. Estima-se que 50% do risco de uso a drogas de abuso está atribuído a influência genética, a hereditariedade é um dos fatores com maior risco na população brasileiro.

Objetivos

O objetivo do presente estudo foi avaliar a hereditariedade em usuários do sexo masculino dependentes de crack.

Delineamento e Métodos

Foram coletados artigos do dia 19 de maio de 2019 até 30 de maio de 2019 por meio da biblioteca virtual “PubMed”, cujos descritores foram: “crack” e “genetic”, padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs). Foram incluídos apenas pesquisas com no máximo 5 anos de publicação. Os resultados obtidos mostraram 108 publicações. Destes, apenas 7 artigos tiveram o enfoque delimitado do estudo.

Resultados

Os estudos analisados apontam que existem fatores hereditários envolvidos na dependência de crack, apresentam metodologias diferentes e análises de fatores diversos como a observação de irmãos monozigóticos ou dizigóticos e sua tendência a utilização da droga, assim como diversos genes e proteínas envolvidas cujo atuação é localizada em regiões do sistema de recompensa do Sistema Nervoso Central (SNC), principal local responsável pela dependência e busca de prazer. Os estudos também possuem dados epidemiológicos importantes para o esclarecimento da gravidade do assunto.

Conclusões/Considerações finais

Observou-se que existem poucos estudos que abordam o assunto, existe uma relação importante entre os fatores hereditários com a dependência dos usuários de crack, principalmente na expressão de proteínas importantes do SNC, por tanto, sugere-se mais estudos na área para maiores informações sobre tal assunto.

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário Cenecista de Osório - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CRISTIANO SERRANO TUBELO FILHO, LUMA SANTOS, CAMILLA LAZZARETTI