Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

AÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO: UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA EM UM MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE GAÚCHO

Palavras-Chave

Projeto Integrador; Papanicolau; Câncer colo uterino.

Fundamentação/Introdução

O conhecimento sobre o câncer de colo de útero e do exame preventivo, por grande parte das mulheres, ainda é pequeno. O câncer de colo de útero ou então câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). Esta situação gera altos índices de mortalidade por este tipo de neoplasia no Brasil. O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. Este procedimento pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Portanto, sua realização anualmente permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença. Uma vez realizado o diagnóstico na fase inicial, a chance de cura do câncer cervical é certa.

Objetivos

O objetivo desse trabalho foi realizar uma intervenção na comunidade de Osório, para promover a prevenção do câncer de colo de útero e realizar uma ação educacional em saúde.

Delineamento e Métodos

Este trabalho fez parte do projeto integrador 5, do curso de biomedicina do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC) e visou estimular a população através de intervenções comunitárias. As intervenções foram feitas por 4 alunas do curso, com a supervisão da professora articuladora do projeto. Os locais escolhidos foram: (i) área de convivência do Centro Universitário; (ii) Rodeio Nacional de Osório, no mês de junho de 2019. Os materiais utilizados foram: panfletos, cartazes, preservativos femininos e masculinos, microscópio óptico e materiais de coleta para demonstração.

Resultados

Os resultados obtidos mostraram que as intervenções feitas na comunidade foram realizadas com êxito. Nota-se, que os diálogos perpetuados durante as ações geraram curiosidade na população, dentre os quais os assuntos mais perguntados foram: (i) exame citopatológico para triagem e diagnóstico precoce; (ii) as principais doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de proteção e diagnóstico precoce; (iii) como são observadas as lesões em lâminas citológicas em microscópio óptico. Junto a isso, muitos folhetos educativos e preservativos foram bem aceitos pela população participante.

Conclusões/Considerações finais

A partir deste trabalho nota-se que o grupo alcançou sucesso no projeto, pois propôs uma reflexão nas mulheres sobre o hábito de realizar o exame preventivo. Assim, verificou-se que este projeto sensibilizou a comunidade participante.

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário Cenecista de Osório - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

JULIANA DE ANDRADE DA ROSA, ALINE FRANCIELI, DEONILDA FISCHER, GABRIELA KRAEMER, CAMILLA LAZZARETTI