Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

#PROMOÇAODASAUDE: ANALISE DAS PUBLICAÇOES RELACIONADAS A PROMOÇAO DA SAUDE NO INSTAGRAM

Palavras-Chave

educação em saúde; promoção da saúde; redes sociais online.

Fundamentação/Introdução

A promoção da saúde consiste em um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo.Para haver a promoção da saúde de forma efetiva, os sujeitos necessitam ter a orientação adequada para a tomada de decisões consciente e que parta de uma escolha pessoal e não de uma imposição para que sejam de fato garantidas as ações de promoção da saúde .Dentre as formas de comunicação em saúde adotadas na contemporaneidade, se destacam as Redes sociais Online (RSO), como uma nova ferramenta de interação entre as pessoas, que permitem a comunicação de forma rápida para todo o canto do mundo.Diante do fato de existirem politicas públicas já bem estabelecidas sobre a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças para a população e que para isso as pessoas precisam estar empoderadas sobre como tomar decisões de autocuidado em saúde, e de que, no Brasil, o MS já faz uso das RSO para dialogar com a população, objetivamos no presente artigo apresentar uma análise das postagens de conteúdo no Instagram sobre a promoção da saúde a fim de analisar a viabilidade da RSO Instagram como um veículo de informação de saúde para a população.

Objetivos

Objetivamos apresentar uma análise das postagens de conteúdo no Instagram sobre a promoção da saúde a fim de analisar a viabilidade dessa RSO como um veículo de informação de saúde para a população.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo realizado na RSO Instagram durante o mês de setembro de 2019 com foco na análise de publicações mais relevantes indexadas na hashtag promoção da saúde.

Resultados

Notou-se que das 100 postagens analisadas oriundas da “#promoçãodasaúde” utilizada no estudo 2% correspondem a imagens; 67% a imagens com texto; 26% a fotos; e 5% a vídeos. A maioria (46%) relaciona-se a conteúdos de prevenção contra doenças; seguida por alimentação (38%) e atividade física (13%). A maioria foi postada pelo Ministério da Saúde (63%) enquanto que (35%) foi postado por profissionais de saúde e apenas (2%) por pessoas comuns o que nos leva a crer na veracidade das informações publicadas

Conclusões/Considerações finais

O Ministério da Saúde e os profissionais da saúde estão utilizando o Instagram para propagar conteúdos relacionados à promoção da saúde, mostrando que essa rede social tem potencial para ser utilizada pelos usuários que desejam se empoderar para efetivar a promoção da saúde.

Área

Tema livre

Instituições

Unicesumar - Paraná - Brasil

Autores

ELEN BRUNA PEREIRA VICENTE, FILIPE ZEMUNER PAIVA ROSSINI, MARCELO PICININ BERNUCI