Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Dados do Trabalho


Título

ANALISE MICROBIOLOGICA DA AGUA PROVENIENTE DE TORNEIRAS DAS COPAS DE NOVE ESCOLAS DA REDE PUBLICA DE ENSINO LOCALIZADAS NA REGIAO METROPOLITANA DE BELEM – PARA

Palavras-Chave

Água. Análise Microbiológica. Substrato Enzimático. Escolas.

Fundamentação/Introdução

Introdução: A água é um recurso muito utilizado em atividades do dia a dia e necessita ser desprovida de microrganismos, visando a prevenção de doenças de veiculação hídrica. Desse modo, a análise da água utilizada no preparo de alimentos que serão consumidos pelos alunos no ambiente escolar se faz importante na prevenção dessas enfermidades. No Brasil, a Portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde que define os parâmetros microbiológicos utilizados na análise da água, tendo as bactérias chamadas de “coliformes totais”, dos gêneros Citrobacter sp, Klebsiella sp, Enterobacter sp e a espécie Escherichia coli, como indicadores biológicos de qualidade da água.

Objetivos

Objetivo: Nesse contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade da água da cozinha de escolas da Rede Pública de Ensino situadas na Região Metropolitana de Belém-PA, com base na pesquisa dos indicadores citados.

Delineamento e Métodos

Métodos: Para esse estudo experimental foram coletadas nove amostras de água de diferentes escolas, sob os critérios estabelecidos na legislação vigente no país e em manuais do Ministério da Saúde. Na ocasião da coleta foram utilizadas sacolas plásticas estéreis para o acondicionamento de 100 mL de água coletadas nas torneiras das copas das escolas visitadas, seguindo o armazenamento em caixa de isopor contendo gelo para transporte ao laboratório. O exame microbiológico foi realizado sob o teste de Presença/Ausência pelo método do Substrato Enzimático Definido – Cromogênico, que permite análise simultânea das atividades enzimáticas específicas dos coliformes totais e da E. coli, ao metabolizar substratos enzimáticos contidos na ampola do regente enzimático (Colilert/IDEXX®), que foi adicionado nas amostras de água, seguindo breve homogeneização e incubação a 35 ± 0,5ºC durante 24 horas.

Resultados

Resultados: Quatro amostras obtiveram resultado positivo para coliformes totais, por meio da observação da viragem na coloração da água de transparente para amarelo, e dessas, todas apresentaram resultado negativo para a presença de E. coli, ou seja, não emitiram fluorescência sob a luz ultravioleta de 360nm.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: As amostras positivas apresentaram qualidade insatisfatória, uma vez que a Portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde estabelece a ausência dos indicadores sanitários analisados. Sendo assim, torna-se necessário orientar sobre a necessidade da limpeza sistemática dos reservatórios desses locais e realizar uma nova coleta para comprovar a qualidade da água.

Área

Tema livre

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

VITÓRIA BEATRIZ DE JESUS VIANA, KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO