Dados do Trabalho
Título
CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO: APRESENTAÇAO DE UM CASO CLINICO NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO PLATAO ARAUJO.
Fundamentação/Introdução
A cardiomiopatia de Takotsubo é uma rara entidade clinica que simula a sindrome coronariana aguda (SCA), evoluindo com enfraquecimento da parede do ventriculo esquerdo na ausência de coronariopatia. Apresenta similaridades com o infarto agudo do miocárdio, como dor torácica tipica e alterações eletrocardiográficas e elevação das enzimas cardíacas.
Objetivos
Descrever um caso clínico de uma paciente que evoluiu com Cardiomiopata de Takotsutbo num serviço terciário em Manaus.
Delineamento e Métodos
Mulher de 58 anos, história de hipercolesterolemia na dieta, osteoporose sendo tratada com cálcio e vitamina D. Após uma situação de estresse emocional, evoluiu com dor torácica e epigástrica tipo peso, associando náuseas e vômitos de 10 minutos de duração. A mesma procurou unidade básica de saúde, onde foi medicada com analgésicos e inibidores de bomba de prótons e posteriormente encaminhada para sua residência. No dia seguinte a paciente procura o Hospital e Pronto-socorro Platão Araújo referindo maior intensidade das dores em repouso. Foram realizados um eletrocardiograma (ECG), uma cineangiocoroniariografia e um ventriculograma com a finalidade de elucidar o diagnóstico.
Resultados
O ECG mostrou elevação do ST e a cineangiocoronariografia não evidenciou obstruções nas artérias coronárias esquerda e direita, na descendente anterior e na circunflexa. O ventriculograma do VE mostrou uma discinesia apical, acinesia do septo anterior e bases hipercontráteis. Após 17 dias de internação hospitalar, a paciente realizou ecocardiograma transtorácico onde foi observado a recuperação da função ventricular esquerda; evoluindo com melhoras nos sintomas relatados na admissão.
Conclusões/Considerações finais
A cardiomiopatia de Takotsubo é uma doença de causa desconhecida caracterizada por discinesia apical do ventrículo esquerdo e com clínica e ECG da síndrome coronariana. Geralmente suas causas estao relacionadas com o estresse emocional; possui um prognóstico da doença e com a recuperação da FEVE nos primeiros trinta dias após os sintomas. Dessa forma, esta doença deve ser considerada como um diagnóstico diferencial em dores torácicas. Portanto, em pacientes que evoluem com sintomas que simulam as SCAs, a utilização de protocolos clínicos que permitam que o estudo seja devidamente direcionado, direciona o tratamento dos mesmos, melhorando o seu prognóstico e sobrevida.
Palavras-chave
Cardiomiopatia de Takotsubo, Clínica médica, Manaus.
Área
Cardiologia
Instituições
UEA - Amazonas - Brasil
Autores
WUERLES BESSA BARBOSA