Dados do Trabalho
Título
TITULO: A RELAÇAO ENTRE DEPRESSAO INFANTIL E OS ESTIMULOS TECNOLOGICOS ATUAIS – REVISAO DA LITERATURA
Fundamentação/Introdução
Depressão é um problema de saúde pública caracterizada por um sério transtorno de humor, potencialmente letal, que causa alterações de comportamento, cognitivas, de raciocínio e memória, além de sintomas vegetativos. Responsável por ocasionar um sofrimento importante e incapacitar o paciente para vida familiar e social. As crianças da atualidade encontram-se cada vez mais isoladas e estabelecendo menos contatos físicos com outras pessoas. Os hábitos tradicionais de relacionamento interpessoal e com o meio ambiente cada vez são mais substituídos pela tecnologia. Esta realidade provoca desequilíbrios físicos, psicológicos e sociais, prejudicando o pleno desenvolvimento e amadurecimento. A tecnologia tornou-se para as crianças um alicerce para o desenvolvimento das relações sociais, sem a qual em muitos casos é impossível viver. Na maioria dos casos aprendem a utilizar os dispositivos eletrônicos antes mesmo de serem alfabetizadas. O uso indiscriminado e cada vez mais cedo implica no comprometimento do desenvolvimento afetivo, social e cognitivo da criança. Uma vez que interações virtuais acabam sendo preferíveis a vivências sociais.
Objetivos
Executar uma revisão sistemática acerca da depressão infantil e sua relação com os atuais estímulos da era tecnológica.
Delineamento e Métodos
O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de abordagem qualitativa através de uma pesquisa eletrônica online de artigos selecionados através dos bancos de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): depressão infantil e riscos de depressão. Consideraram-se os critérios de inclusão: artigos disponíveis em português no período de 2010 a 2016. O estudo foi constituído por 5 publicações relacionadas ao tema proposto.
Resultados
As crianças crescem em um mundo cada vez mais digital caracterizado pela automação, dessa forma, a facilidade e a comodidade provocam doenças psicológicas, dificuldades de convivência em harmonia com culturas e costumes distintos dos seus. Um ritmo competitivo é desenvolvido por elas baseado na isenção de movimentos físicos, sociais e culturais em decorrência da política ideológica de qualidade de vida suavizada pelos aparelhos eletrônicos.
Conclusões/Considerações finais
Os estímulos tecnológicos podem desencadear efeitos que repercutem na remodelação da personalidade, eliminando a inocência e a essência das crianças, causando efeitos nocivos na saúde mental.
Palavras-chave
Depressão Infantil; Riscos; Tecnologia.
Área
Psiquiatria
Categoria
Estudos Originais
Instituições
FAMENE- Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil
Autores
NATHALIA GABRIELLY MENDES ARAUJO, Anderson Brasileiro Araújo, Gabriel José Souza Lopes, Maria Daniella Teixeira da Rocha Bento Cabral, Thais Dantas Burity, Gustavo Silveira